Atenção ao relógio: hora muda este domingo
Com esta alteração, em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora, pelo que quando forem 02h00 passa a ser 01h00.
Os ponteiros de relógio vão atrasar 60 minutos na madrugada deste domingo em Portugal Continental e nas regiões autónomas da Madeira e do Açores, para a hora de inverno.
Com esta alteração, em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora, quando forem 02h00, passando a ser 01h00. Já na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01h00, passando para a 00h00.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva comunitária de 2000 e prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
A mudança de hora é contestada por diversos peritos que alegam que a alteração dos relógios prejudica a saúde dos cidadãos, nomeadamente através de alterações no sono. Um grupo de peritos que subscreveram a Declaração de Barcelona sobre Políticas do Tempo, citados pela agência Efe, considera que a mudança de hora “não têm efeitos significativos na poupança energética”, ao passo que a sua manutenção “melhora a saúde, a economia, a segurança e o meio ambiente”.
Recorde-se que em 2019, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta da Comissão Europeia que previa que o atual regime de mudança de hora terminasse em 2021. No entanto, para entrar em vigor, a medida exigia um consenso do Conselho Europeu, onde estão representados todos os Estados-membros. Um passo que ainda não aconteceu. Portugal já tinha informado Bruxelas que queria manter o atual regime bi-horário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atenção ao relógio: hora muda este domingo
{{ noCommentsLabel }}