É oficial: Juncker vai propôr fim da mudança de hora na UE

Jean-Claude Juncker disse esta sexta-feira que será feito o pedido formal para a supressão da mudança de hora na União Europeia.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse esta sexta-feira que será feita a formalização do fim da mudança de hora na União Europeia. O anúncio foi feito um dia depois de terem sido conhecidos os resultados de um inquérito: dos quase cinco milhões de cidadãos europeus inquiridos, 80% votaram a favor de não mudar a hora.

“As pessoas querem que o façamos, por isso vamos fazê-lo”, disse o luxemburguês.

Depois de formalizada a proposta, esta deverá ser aprovada pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu. O parlamento terá sido, de resto, o responsável pelo início das conversações no sentido de acabar com a mudança de hora nos países da União Europeia. Em fevereiro, instou a Comissão para que avaliasse a possibilidade de eliminar a mudança de hora, uma solução reclamada por países como a Finlândia e a Lituânia.

Todos os anos, a 28 de março, os 28 países da União Europeia têm de adiantar uma hora os relógios, voltando a atrasar uma hora no último domingo de outubro, de forma a cumprirem as leis comunitárias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial: Juncker vai propôr fim da mudança de hora na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião