Na visita à Web Summit, António Costa destaca a “nova oportunidade” do Brasil

Primeiro-ministro visitou a Altice Arena completamente vazia e espaços de exibição ainda por montar na FIL. Crescimento do espaço da cimeira deve-se à colocação de tendas.

Com capacete branco e um colete laranja igual ao dos voluntários, o primeiro-ministro visitou o recinto da Web Summit na véspera do arranque da edição de 2022. António Costa falou sobre a “maior presença de sempre das startups portuguesas” na cimeira e destacou a “nova oportunidade” nas relações com o Brasil depois da vitória presidencial de Lula da Silva.

Tem havido um crescimento consistente da Web Summit e das startups portuguesas. Este ano, vão ter o maior número de participação desde 2016. É uma dinâmica de empreendedorismo e de inovação, graças à qualificação dos recursos humanos. Isso tem ajudado a projetar Lisboa e Portugal”, destacou o primeiro-ministro junto ao espaço de exibição da associação Startup Portugal, responsável pela estratégia de empreendedorismo nacional.

Antes de falar aos jornalistas, o primeiro-ministro tinha tido direito a uma visita guiada a todo o recinto, também na companhia do ministro da Economia, António Costa e Silva. Paddy Cosgrave mostrou uma Altice Arena montada mas vazia de público e quatro pavilhões repletos de paletes, carpetes ainda com a cobertura de plástico ao som de berbequins e outras máquinas.

Pelo caminho, o irlandês comentou com António Costa que “nota-se uma grande mudança” no ecossistema de empreendedorismo português. “Antes, tudo estava focado em uma ou duas universidades em Lisboa e no Porto”, salientou o fundador da Web Summit.

Paddy Cosgrave também salientou que na Web Summit “temos mais espaço do que nunca”, apesar de o número de espetadores ser igual ao de 2019. Os pouco mais de 70 mil participantes na cimeira vão usufruir de um total de 204.386 metros quadrados, o que compara com o anterior recorde, de 2019, de 183.292.

Boa parte do crescimento do espaço deve-se às tendas provisórias montadas junto ao Pavilhão de Portugal, à sala Tejo do Altice Arena e também no parque de estacionamento junto ao pavilhão 4 da FIL. “Temos 24 mil metros quadrados em tendas, vindas da Alemanha e algumas de Portugal”, comentou Paddy Cosgrave com o primeiro-ministro. A montagem do recinto, nas últimas três semanas, envolveu mais de 2.000 pessoas.

Um “gigante adormecido” chamado Brasil

A eleição de Lula da Silva como Presidente do Brasil também entrou na conversa entre o primeiro-ministro e o fundador da Web Summit. “Foi muito bom ver a população brasileira na Europa tão entusiasmada”, comentou Paddy Cosgrave. Mais à frente, com os jornalistas, António Costa falava numa “nova oportunidade” para a reaproximação dos dois países.

A causa ambiental não ficou esquecida. “Vimos o Presidente eleito reafirmar o seu compromisso para a desflorestação zero da Amazónia e percebemos a grande contribuição do Brasil para o combate às alterações climáticas e para termos um mundo que possa, antes de atingir o ponto de não retorno, conseguir inverter a trajetória e reduzir a emissão dos gases de estufa, preservar os nossos oceanos e recursos naturais.”

Chico Buarque também foi assunto na reta final da visita, depois de o chefe de Governo português ter assinalado que Portugal vai finalmente entregar o Prémio Camões de 2019 ao artista e escritor brasileiro, crítico de Jair Bolsonaro. Paddy Cosgrave e António Costa falaram no Brasil como um “gigante adormecido” e um país como “grande potencial”. O irlandês ficou a saber quem é Chico Buarque.

É também no Brasil que a Web Summit vai ter a sua primeira edição na América do Sul, a partir de maio de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Na visita à Web Summit, António Costa destaca a “nova oportunidade” do Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião