Entrevista a Nuno Sá Carvalho. Edição de novembro/dezembro da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 8 Novembro 2022

Na Advocatus de novembro/dezembro pode ler a entrevista ao novo managing partner da Cuatrecasas, Nuno Sá Carvalho, e ainda especiais sobre as arbitragens e os NFTs.

Nuno Sá Carvalho tem prestado assessoria jurídica principalmente em planeamento e realização de importantes investimentos, operações e projetos imobiliários, bem como no acompanhamento de procedimentos de construção, instalação, gestão e exploração de empreendimentos imobiliários, no âmbito dos segmentos residencial, comercial, industrial, logístico e turístico. Foi assessor jurídico da Secretária de Estado da Educação e Inovação entre outubro de 1995 e outubro de 1999 e consultor jurídico de diversas entidades públicas e privadas entre outubro de 1999 e outubro de 2000.

Abraçou o desafio de ser o managing partner da firma ibérica, depois do mandato de 11 anos de Maria João Ricou. Uma entrevista em que o advogado fala da integração da Serra Lopes, Cortes Martins, que terá início em janeiro, do mercado do imobiliário, da contração económica que se avizinha e avalia as diferenças do mercado ibérico e espanhol. Mas avisa: “a nossa matriz ibérica não constitui um espartilho, antes nos dá uma experiência, projeção e capacidade de trabalho muito maiores”.

Nuno Sá Carvalho, managing partner da Cuatrecasas, em entrevista ao ECO/Advocatus - 17OUT22
Nuno Sá Carvalho, managing partner da Cuatrecasas, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

O número de processos que deram entrada em Centros de Arbitragem tem vindo a aumentar. Apesar de os valores praticados variarem consoante o processo, este meio está a conquistar adeptos devido à celeridade processual e ao sigilo, entre outros fatores. Mas quando o assunto são os valores praticados em processos arbitrais, esses variam devido a diversos fatores como os custos com o tribunal, correspondendo aos honorários dos árbitros, e custos com mandatários e com peritos. A Advocatus foi falar com especialistas sobre este meio de resolução alternativo de litígios.

Na edição de novembro/dezembro pode ler também um especial sobre os NFTs. Portugal tem vindo a ser considerado um paraíso fiscal para quem investe neste tipo de ativos devido à ausência de normas de tributação. Países como Espanha e França já possuem legislação específica e em Portugal o caminho pode estar a começar a delinear-se com a proposta de OE para 2023. À Advocatus, os advogados apontaram quais deveriam ser os principais aspetos a serem legislados nesta matéria. Direito ao reembolso, tratamento fiscal e matérias de propriedade intelectual e proteção de dados foram alguns dos apontados.

Mariana Veríssimo, Country Leader da TMF Portugal, em entrevista ao ECO/Advocatus - 17OUT22
Mariana Veríssimo, Country Leader da TMF Portugal, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

Mariana Veríssimo é a advogada do mês desta edição. Aceitou há dois anos o desafio de ser a country leader do TMF Group, em Portugal, e em entrevista à Advocatus realça a importância do capital humano num mega grupo como o que incorpora. Sem pessoas estimuladas e reconhecidas e sem identidade de equipa não se cumprem objetivos nem se agradam clientes”, defende. Com uma carreira mais curta em Portugal do que no estrangeiro, esteve a exercer quatro anos de advocacia em Portugal e esteve onze em duas multinacionais no Luxemburgo.

Tânia Pinheiro, sócia que irá coordenar as operações em Portugal da Monereo Meyer Advogados, esteve à conversa com a Advocatus e explicou como será a entrada deste novo player no mercado português da advocacia. Segundo a advogada, estar mais perto dos clientes e oferecer um know-how de mais de 30 anos em toda a Península Ibérica são os dois grandes objetivos desta expansão. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Escritório de Lisboa da Monereo Meyer AdvogadosHugo Amaral/ECO

A PARES Advogados, através da sua equipa de Direito Comercial e Societário, prestou apoio jurídico à Sevenair Academy na aquisição de todos os ativos aeronáuticos da norte-americana L3Harris Technologies, localizados em Portugal. O trabalho desenvolvido pela PARES Advogados envolveu a reorganização societária das sociedades pertencentes à Sevenair Academy, bem como a negociação e formalização da aquisição dos ativos da L3Harris Technologies. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 141.ª edição.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Nuno Sá Carvalho. Edição de novembro/dezembro da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião