PS vota contra proposta do PCP para a criação de comissão eventual sobre dívida

  • Lusa
  • 23 Março 2017

Posição final dos socialistas foi definida logo após ter terminado o debate de urgência requerido pelo PCP sobre dívida pública.

O vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia afirmou hoje à agência Lusa que o PS vai votar contra a proposta do PCP para a criação de uma comissão eventual sobre endividamento público e externo nacional.

A posição final dos socialistas foi definida logo após ter terminado, esta tarde, em plenário, o debate de urgência requerido pelo PCP sobre dívida pública.

Tal como a agência Lusa adiantou, os socialistas demarcam-se da iniciativa da bancada comunista, que deverá ser objeto de votação na sexta-feira, por considerarem que a missão de acompanhamento da dívida pública portuguesa cabe à Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças.

No limite, segundo a bancada do PS, apenas se justificaria a criação de um grupo de trabalho sobre dívida no âmbito da Comissão de Orçamento e Finanças.

Por outro lado, o deputado independente do PS Paulo Trigo Pereira, em declarações agência Lusa, defendeu que, pela parte dos socialistas, a análise referente ao endividamento público e externo do país “já está feita”.

Em conferência de imprensa, na passada terça-feira, o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, defendeu que o problema do endividamento público e externo do país coloca Portugal numa situação de dependência externa muito significativa e sobretudo com dificuldades em dar resposta a problemas económicos como o apoio aos setores produtivos”.

João Oliveira justificou a proposta do PCP no sentido de ser criada uma comissão eventual com a necessidade de se dar “um tratamento institucional”, ao nível da Assembleia da República, a um “dos constrangimentos centrais que se colocam ao país”.

Na sequência dos acordos para a formação do atual executivo, no final de 2015, o PS formou um grupo de trabalho com o Bloco de Esquerda sobre o peso da dívida na economia portuguesa.

Esse grupo de trabalho — do qual fazem parte João Galamba e Paulo Trigo Pereira pelo lado dos socialistas, e Francisco Louçã e Pedro Filipe Soares do lado do Bloco de Esquerda — prepara-se já para elaborar o relatório final.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS vota contra proposta do PCP para a criação de comissão eventual sobre dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião