Consumo de eletricidade sobe em outubro e o de gás baixa. Hídrica sofre com baixa afluência de Espanha

Em paralelo, a produtibilidade hidroelétrica ficou abaixo da média histórica, condicionada pelas baixas afluências provenientes de Espanha no Douro.

Em plena crise energética, e numa altura em que a Comissão Europeia pede contenção no consumo de energia, a eletricidade consumida em Portugal no mês de outubro cresceu face ao mesmo mês do ano anterior, indica a REN. Se considerados o efeito de temperatura e número de dias úteis, a subida é ainda maior, de 1,6%.

Já no mercado de gás natural, mantém-se a tendência de redução do consumo com uma variação homóloga negativa de 5,7%“, diz a REN. Esta diminuição resulta de uma quebra de 16% no mercado convencional — que usa diretamente o gás natural — mas foi parcialmente compensada pelo mercado elétrico, cujo consumo de gás natural para produção de eletricidade cresceu 9%.

De janeiro a outubro o consumo de gás natural regista uma variação homóloga negativa de 1,6%, resultado de uma quebra de 20% no segmento convencional e de um crescimento de 35% no segmento de produção de energia elétrica. No mesmo período, a produção renovável abasteceu 44% do consumo, repartida pela eólica com 24%, hidroelétrica com 9%, biomassa com 7% e fotovoltaica com 5%. A produção a gás natural abasteceu 33% do consumo, com a importação a abastecer os restantes 22%.

No último mês, “a produtibilidade hidroelétrica não ultrapassou os 0,59 (média histórica de 1), condicionado pelas baixas afluências provenientes de Espanha no Douro“, lê-se ainda no comunicado enviado pela REN esta quinta-feira.

Posto isto, no acumulado do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica continua baixo – regista 0,39. Já o de produtibilidade eólica está muito perto da média histórica, nos 0,97 e o de produtibilidade solar nos 1,09.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de eletricidade sobe em outubro e o de gás baixa. Hídrica sofre com baixa afluência de Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião