Hoje nas notícias: Medicamentos, médicos e Qatar Airways

  • ECO
  • 14 Novembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Há vários medicamentos esgotados nas farmácias do país, sobretudo para a hipertensão e a diabetes. Dois mil médicos de família estão fora do SNS, mas bastavam pelo menos metade para combater as carências nos centros de saúde. Conheças as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

Farmácias com centenas de medicamentos esgotados

De norte a sul do país, há vários medicamentos esgotados nas farmácias, um cenário reconhecido pela própria Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – Infarmed. A hipertensão e a diabetes são as doenças para as quais existem maiores dificuldades em encontrar alternativas, mas as ruturas de stock atingem também a medicação não sujeita a receita médica para tratar a febre ou dores.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso condicionado)

Mais de dois mil médicos de família estão fora do SNS. Bastavam mil para pôr fim a carências

Há mais de dois mil médicos de família fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Se pelo menos mil optassem por ficar nos centros de saúde, as carências de 1,3 milhões de portugueses seriam resolvidas, de acordo com as contas do presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Nuno Jacinto desvaloriza a recente polémica sobre as unidades de saúde familiar (USF) de modelo C, que, a ser adotada nos moldes anunciados, apenas serviria para dar resposta temporária a carências muito localizadas.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Qatar Airways quer regressar a Portugal mas deixou vazio para o Mundial

A Qatar Airways está em conversações com a ANA para retomar a operação em Portugal, que ficou suspensa em 2021 durante a pandemia. A companhia aérea estatal do Qatar já manifestou interesse em recuperar as ligações de Lisboa com Doha, a capital do país, mas a falta de slots na Portela está a atrasar o processo. E, tendo em conta que já não é possível fazer alterações à operação em curso para a temporada de inverno IATA, a Qatar Airways só pode retomar os voos a partir do final de março de 2023, quando arranca a temporada de verão IATA.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Lisboa só deve ter Plano de Mobilidade Urbana Sustentável a partir de 2024

Criar um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, rever o Plano Municipal de Segurança Rodoviária, criar uma Comissão para a Mobilidade e Transportes e fazer uma auditoria à rede de ciclovias tendo em vista a sua expansão são algumas das medidas que a Câmara de Lisboa está ou pretende implementar. Já houve uma reunião com a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, mas esta mostra preocupação pelo facto de o Plano de Mobilidade só começar a ser implementado em 2024.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

No mesmo dia, CML assinou três contratos por ajuste direto com Miguel Alves

Quando António Costa era presidente da Câmara de Lisboa, entre 2007 e 2015, foram assinados três ajustes diretos com Miguel Alves no mesmo dia. Os contratos visaram a prestação de serviços de consultoria com Miguel Alves e ultrapassam os 80 mil euros. Na altura, em 2010, o ex-secretário de Estado adjunto tinha saído há apenas cinco meses do cargo de adjunto do então autarca de Lisboa.

Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Medicamentos, médicos e Qatar Airways

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião