Mercado bolsista de Paris ultrapassa Londres

O mercado bolsista francês vale agora cerca de 2.823 biliões de dólares, ultrapassando por pouco o valor do mercado britânico. Pequenas empresas e retalhistas estão entre as mais afetadas.

Londres perdeu para Paris o estatuto de maior mercado de ações na Europa, avança esta segunda-feira a Bloomberg. O mercado bolsista francês vale agora cerca de 2.823 biliões de dólares, ultrapassando por pouco o mercado bolsista do Reino Unido, no valor de 2.821 biliões. O mercado britânico valia em 2016 mais 1,5 biliões de dólares em relação a França.

Entre as empresas mais afetadas do mercado britânico estão as de menor dimensão, bem como as empresas orientadas para o consumidor. Retalhistas como a JD Sports já caíram mais de 40% em 2022. Em contraciclo estão as empresas britânicas de maior dimensão, que se encontram isoladas dada a sua presença global.

No mercado bolsista francês, empresas como a dona da Louis Vuitton (LVMH) e da Gucci (Kering) estão em destaque, evidenciando a resiliência do setor de luxo. Para o antigo economista do Banco de Inglaterra, Michael Saunders, a razão pela qual o Reino Unido se encontra a iniciar um período de austeridade deve-se ao Brexit.

A economia do Reino Unido como um todo foi permanentemente prejudicada pelo Brexit”, citou a Bloomberg. Para o economista, sem o Brexit, “provavelmente não estaríamos a falar sobre um orçamento de austeridade esta semana”, nem haveria a necessidade de aumentos de impostos ou cortes na despesa, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado bolsista de Paris ultrapassa Londres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião