Hoje nas notícias: pensões, serviços partilhados e eutanásia

  • ECO
  • 29 Novembro 2022

Há dúvidas de constitucionalidade no corte futuro das pensões e na eutanásia. Portugal bate recorde nos serviços partilhados com impulso dos EUA e Reino Unido.

Nas capas de jornais desta terça-feira, há um foco no investimento internacional: por um lado, é revelado um recorde nos centros de serviços partilhados de multinacionais estrangeiras cá, impulsionado pelos EUA e Reino Unido, e por outro há notícias de que a promoção dos vistos gold no interior não resultou. São também levantadas dúvidas de constitucionalidade, no que diz respeito ao corte futuro nas pensões e também na legalização da eutanásia, a passar pelo Parlamento. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.

“Corte futuro nas pensões devia ir ao Constitucional”, diz Jorge Bravo

A fórmula de atualização das pensões poderia ter sido aplicada repartindo o seu impacto ao longo de vários anos, defende Jorge Bravo, em entrevista ao Jornal de Negócios. O economista diz que gostaria de ver este “corte permanente e bastante significativo” ser apreciado pelo Tribunal Constitucional, um cenário que o Presidente da República afastou aquando da promulgação do diploma. O coordenador do PSD para a área da Segurança Social nas últimas legislativas diz que “não é preciso ser economista para perceber que o que importa é a perda de poder de compra”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

EUA e Reino Unido levam Portugal a recorde nos serviços partilhados

Foi atingido um novo recorde na atração de empresas estrangeiras para Portugal, que se deve em grande parte aos centros de serviços partilhados (CSP) de multinacionais estrangeiras: foram 32 os que vieram para o país este ano. Olhando para a origem, no topo encontra-se EUA e Reino Unido com 25% e 19%, respetivamente, sendo assim os principais investidores. Seguem-se a Suíça, com 13%, e Alemanha, Países Baixos, França, Suécia e Dinamarca.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Governo falha objetivo de promover vistos gold fora de Lisboa e Porto

O Governo não está a conseguir completar o objetivo de promover os vistos gold fora de Lisboa e Porto, sendo que apenas 61 das 808 autorizações de residência dadas este ano por aquisição de imóveis foram em zonas pouco povoadas. Os dados mostram que oito em dez transações são nas áreas metropolitanas, com apenas Évora a sobressair nos concelhos de baixa densidade.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Maria do Céu Antunes: “Este é um plano estratégico para a agricultura muito ambicioso”

A ministra da Agricultura defende que o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal, apresentado esta terça-feira em Gaia, é “muito ambicioso”. Em causa está um programa de investimentos de 6713 milhões de euros que vai entrar em vigor a 1 de janeiro de 2023 e se prolonga até 2027. Os investimentos estão divididos em dois pilares: o apoio ao rendimento, que representa 3.860 milhões de euros, e o segundo (2.853 milhões), que tem dois para o continente – o eixo do desenvolvimento rural e a abordagem territorial integrada – e pacotes financeiros para os Açores e a Madeira.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Cavaco considera que “legalização da eutanásia não respeita o espírito da Constituição”

O ex-Presidente da República critica o processo de legalização da eutanásia, nomeadamente apontando o dedo à “prioridade” dos deputados. Cavaco Silva defende que “a legalização da eutanásia não respeita o espírito da Constituição”, assegurando que é inconstitucional, e reitera também que a despenalização desta prática é “mais um sinal da deterioração da qualidade da democracia” nacional.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: pensões, serviços partilhados e eutanásia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião