Diogo Santana Lopes sai da VdA para criar escritório de compliance penal

O advogado e professor universitário sai para criar um novo escritório: Diosalo - Crime and Compliance. Esteve como consultor na Vieira de Almeida durante mais de três anos.

O advogado Diogo Santana Lopes, até aqui consultor na Vieira de Almeida, acaba de criar um novo escritório focado em compliance criminal com o nome de Diosalo, sediado na Rua Ivens, em Lisboa.

O advogado integrou equipas especializadas em Anticorrupção e Investigações Internas na Hughes Hubbard & Reed, em Washington, D.C. e em Paris, e na Vieira de Almeida & Associados, onde esteve como consultor durante três anos. Realizou investigações criminais em diversas jurisdições, incluindo, no terreno, em Angola, Brasil, França e Portugal, incluindo em processos reconhecidos pela Global Investigations Review (2017 e 2018). Anteriormente, desempenhou funções na Direção-Geral de Desenvolvimento e Cooperação Internacional da Comissão Europeia, em Bruxelas, assim como na EarthRights International, em Lima.

Leciona frequentemente cursos de pós-graduação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em matéria de prevenção e combate à corrupção e ao branqueamento de capitais. Entre 2018 e 2022, exerceu funções de docente do curso de licenciatura na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Teve ainda participação em processos nomeados e vencedores do prémio “Desenvolvimento Mais Relevante na Área de Prática ou de Direito” da Global Investigations Review (2019 e 2020, respetivamente).

Este será um “escritório de advocacia sediado em Lisboa e focado em direito criminal e compliance, assente em ampla experiência internacional”, conforme explica no site. “Ancorado na ideia de que a assessoria jurídica rigorosa e sólida é compatível com uma abordagem dinâmica e pragmática e comprometido com a defesa transversal dos interesses dos clientes, desde o desenho e implementação de sistemas de prevenção criminal à representação forense.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diogo Santana Lopes sai da VdA para criar escritório de compliance penal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião