Proteção Civil coloca oito distritos em alerta laranja devido a risco de novas cheias

Há novamente risco de inundações, deslizamentos e derrocadas. Autoridades pedem que a população adeque comportamentos. 

A Proteção Civil decidiu elevar o estado de alerta para o nível laranja os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa. As autoridades alertam para o risco de novas cheias, em particular nas zonas urbanas do litoral norte, região centro e Área Metropolitana de Lisboa, e pedem que a população adeque comportamentos. Meios de apoio, socorro e emergência de Lisboa já “estão de prevenção”, adianta Carlos Moedas.

“Os efeitos espectáveis são ocorrência de inundações em meio urbano, também o transvase daquilo que são os leitos dos rios para o seu leito de cheia, deslizamentos e derrocadas, e também aquilo que tem a ver com a adequação dos comportamentos da população”, afirma o comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, em declarações emitidas pela SIC Notícias.

“É fundamental que a população tome em linha de conta estes avisos e prepare aquilo que é a chegada da precipitação ao final da tarde e do dia de hoje e a madrugada de amanhã, sendo aqui o período crítico”, continua.

O comandante nacional alerta, ainda, para a possibilidade de amanhã, durante a manhã, existirem algumas situações de inundação, em particular incidência nas zonas urbanas do litoral norte, região centro e Área Metropolitana de Lisboa. E assegura que os dispositivos estão no terreno, de modo a salvaguardar a vida humana.

Questionado pelos jornalistas sobre as recomendações para quem já começa a fazer as habituais viagens rodoviárias na época natalícia, André Fernandes pede precaução e adequação da condução às condições meteorológicas, bem como que sejam ouvidas as atualizações da avaliação meteorológica.

Depois do briefing à comunicação social para fazer o ponto de situação do quadro meteorológico no país, a Proteção Civil enviou, novamente, um SMS aos cidadãos que se encontram nas regiões afetadas pelo mau tempo que deverá ocorrer “nas próximas 24 horas”, alertando-os para a “chuva forte/persistente” e consequente “risco de cheias e inundações”.

Entretanto, o presidente da Câmara de Lisboa divulgou um vídeo no Twitter onde avança que foi aprovado o “primeiro pacote de apoio para os comerciantes, procurando agilizar o mais depressa possível estas ajudas”. A medida “irá ser reforçada na próxima quarta-feira com novo pacote de ajudas”, acrescenta.

Carlos Moedas sinaliza que, perante o “novo agravamento do estado do tempo” previsto para as próximas horas, todos os meios de apoio, socorro e emergência da Câmara de Lisboa “estão de prevenção”. Além disso, vão “proceder à ativação do centro de coordenação operacional municipal, que junta a proteção civil municipal, os bombeiros e polícia municipal, que irá acompanhar em permanência todo o evoluir da situação”.

“Procuraremos tudo fazer para minimizar as dificuldades esperadas e estar ao lado de quem mais precisa”, escreveu ainda Moedas. O autarca alerta também para a necessidade de que quem tenha de se deslocar para a cidade possa ter as informações para “avaliar a situação real”.

(Notícia atualizada às 20h20 com declarações de Carlos Moedas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Proteção Civil coloca oito distritos em alerta laranja devido a risco de novas cheias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião