Galp assina acordo de 20 anos para compra de GNL americano a partir de 2027

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Dezembro 2022

Nos próximos 20 anos, a norte-americana Next Decade vai fornecer à Galp Energia um milhão de toneladas anuais de gás natural liquefeito (GNL) a partir do Texas. Entregas arrancam em 2027.

A Galp Energia fechou um acordo com a norte-americana NextDecade Corporation para o acesso a um milhão de toneladas por ano de gás natural liquefeito (GNL) durante duas décadas, anunciou esta terça-feira em comunicado. Segundo a petrolífera portuguesa, está previsto que as entregas de gás norte-americano ao abrigo deste contrato arranquem em 2027.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp refere que assinou um “acordo de compra e venda [SPA, na sigla em inglês] de 20 anos com a NextDecade Corporation”, sendo que o fornecimento ocorrerá através do terminal de GNL de Rio Grande, no Estado norte-americano do Texas.

“Este acordo reforça o acesso da Galp a volumes competitivos de GNL dos EUA, suplementando os fornecimentos provenientes da Venture Global, que deverão ter início em 2023″, indica a petrolífera na mesma nota. A Galp aponta também que o contrato com a NextDecade acrescenta “mais flexibilidade e diversidade geográfica ao seu portefólio de fornecedores”.

A empresa liderada por Andy Brown refere-se a um acordo semelhante com a Venture Global, assinado em maio de 2018, para a aquisição de um milhão de toneladas por ano de GNL durante 20 anos, a partir do terminal de Calcasieu Pass, no Lousiana.

As ações da Galp recuam 0,25% na manhã desta terça-feira, para 11,91 euros cada título.

(Notícia atualizada às 8h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp assina acordo de 20 anos para compra de GNL americano a partir de 2027

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião