Novo Banco: “É o momento de o Governo explicar o que está a pensar fazer”

Catarina Martins critica o Governo por seguir as recomendações da Comissão Europeia. Diz que o BE não participa na lógica de "limpar bancos privados para os voltar a entregar aos privados".

O Novo Banco vai ser vendido ao Lone Star, mas oficialmente ainda não foram conhecidos os detalhes da operação. Catarina Martins critica a operação, sublinhando que sempre foi contra a lógica de limpar bancos privado para os devolver aos privados. A líder do Bloco de Esquerda aguarda agora que o Governo explique os contornos do negócio.

“Há exigências da Comissão Europeia (CE) que o BE não acompanha. A CE tem dados os piores conselhos ao país”, começou por afirmar Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, notando que “o BE já disse ao Governo que cá está para defender o interesse público”. Na perspetiva do BE, vender o Novo Banco, vai contra o interesse público.

O Estado deverá vender 75% à Lone Star, mantendo os restantes 25% mas sem ter qualquer palavra a dizer. “Participar num banco sem ter poder, o BE já disse que é errado. Vai contra o interesse público. Faremos tudo para defender o interesse público“, rematou a responsável do BE em declarações transmitidas pela SIC Notícias.

O Governo tem de explicar o que vai fazer agora, diz Catarina Martins, salientando que não é “o BE que vai divulgar números que o Governo não quis divulgar”.

O Governo recebeu os vários partidos com assento parlamentar para os informar sobre o processo de venda, tendo apontado os valores em questão nesta operação. No entanto, não os comunicou oficialmente. O Novo Banco vai ser vendido por um valor simbólico. Catarina Martins diz que não se pode continuar a “limpar bancos privados para os voltar a entregar aos privados”.

Está na altura do Governo dar explicações ao país“, acrescentou. Questionada sobre se se irá levar o tema da venda do Novo Banco ao Parlamento, Catarina Martins limitou-se a dizer que “é um tema que será debatido”. E aumentará a tensão entre o BE e o Governo? “As tensões existem e são conhecidas. Eram conhecidas as tensões em torno do sistema financeiro“, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco: “É o momento de o Governo explicar o que está a pensar fazer”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião