Maiores operadoras em Espanha investem mais de 1.500 milhões de euros em licenças 5G

Governo espanhol concluiu atribuição das últimas licenças para o 5G, que levaram Telefónica, Orange e Vodafone a investir mais de 1.500 milhões de euros para poderem explorar a tecnologia.

O governo espanhol concluiu a atribuição de licenças para a exploração do 5G, angariando mais de 1.500 milhões de euros das três maiores operadoras em Espanha: Telefónica, Orange e Vodafone. O último leilão de frequências teve lugar esta semana e permitiu ao país vizinho atribuir os direitos de utilização na faixa dos 26 GHz, que vai permitir lançar o 5G “ultrarrápido”.

O balanço final foi feito pelo Cinco Días, que refere que a Vodafone investiu 550 milhões de euros na compra de licenças 5G em Espanha nos últimos anos, seguida pelos 531 milhões investidos pela Orange e pelos 458 milhões da Telefónica. O jornal diz que este investimento surge num período de forte pressão para as empresas do setor, sobretudo incumbentes, que viram a sua quota de mercado encolher de 77,5% para 74,2% entre 2018 e 2021, devido à concorrência de empresas como a MásMóvil e a Digi.

No leilão da faixa dos 26 GHz, que teve lugar esta semana, o Estado encaixou 36 milhões de euros, menos do que os 56 milhões de euros de preço de reserva. Isto acontece porque, de acordo com o jornal espanhol, muitos lotes — 25% do espetro a concurso — ficaram por licitar.

Mas este foi apenas um dos vários leilões do 5G realizados por Espanha. O mais significativo foi o dos 700 MHz, que decorreu no verão de 2021 e mereceu um investimento de 1.010 milhões de euros das três maiores operadoras na compra de espetro — ainda assim, abaixo do objetivo de 2.100 milhões do Governo.

Antes disso, em 2018, Espanha leiloou a faixa dos 3,8 GHz, tendo obtido 437,6 milhões de euros. Nesse caso, o montante representou quase o quádruplo do preço de reserva, ainda de acordo com o Cinco Días.

Ao longo de praticamente todo o ano passado, Portugal também leiloou muito do espetro que vai servir para o desenvolvimento do 5G, tendo sido o penúltimo país da União Europeia a ter ofertas comerciais com base na tecnologia. O leilão português, que foi um dos mais longos e mais abrangentes da Europa, rendeu 566,8 milhões de euros. Ao contrário de Espanha, porém, Portugal ainda não leiloou a faixa dos 26 GHz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores operadoras em Espanha investem mais de 1.500 milhões de euros em licenças 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião