TAP assume iniciativa na saída de Alexandra Reis em novo comunicado ao mercado

A TAP esclarece “o mercado e o público em geral” que a renúncia apresentada por Alexandra Reis da comissão executiva da TAP foi por iniciativa da transportadora.

A TAP emitiu um novo comunicado ao mercado para esclarecer que a saída de Alexandra Reis foi por decisão da transportadora. Um esclarecimento publicado na noite de quarta-feira porque a CMVM assim o exigiu.

A TAP esclarece “o mercado e o público em geral” que “a renúncia apresentada por Alexandra Reis ao cargo de vogal e membro do conselho de administração e comissão executiva da TAP comunicada à CMVM no passado dia 4 de fevereiro, ocorreu na sequência de um processo negocial de iniciativa da TAP, no sentido de ser consensualizada por acordo a cessação de todos os vínculos contratuais existentes entre Alexandra Reis e a TAP”, pode ler-se no comunicado publicado na CMVM, mas também na página da TAP.

A explicação, publicada horas antes da demissão do ministro Pedro Nuno Santos e do secretário de Estado das Infraestruturas, surge na sequência dos esclarecimentos que a transportadora prestou aos Ministérios das Finanças e das Infraestruturas, sobre a saída de Alexandra Reis, que viria a ser escolhida como secretária de Estado do Tesouro. A opção de negociar a saída da responsável partiu da TAP liderada por Christine Ourmières-Widener, clarificou a empresa à tutela na terça-feira 27 de dezembro.

O ministro das Finanças acabou por demitir Alexandra Reis para preservar a “autoridade e confiança”. Mas as consequências não ficaram por aqui já que também o ministro das Infraestruturas e o seu secretário de Estado não resistiram à polémica depois de se saber que este último “não viu incompatibilidades” no acordo de saída de Alexandra Reis. Em causa está a indemnização de 500 mil euros recebida por Alexandra Reis, quando passou para a NAV (outra empresa pública). Uma compensação que a própria queria inicialmente que fosse de 1,4 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP assume iniciativa na saída de Alexandra Reis em novo comunicado ao mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião