Qual o futuro das Academias Corporativas?

  • Sandra Pedro Serrano
  • 16 Janeiro 2023

As áreas de Learning estarão em condições de desenhar e implementar práticas e políticas que contribuam verdadeiramente para a melhoria do desempenho do seu capital humano e do negócio.

O passado recente mostra-nos que no universo corporativo o desenvolvimento de competências evoluiu a um ritmo alucinante, acompanhando o passo das necessidades de formação dos colaboradores e dos momentos vividos. Os desafios pandémicos obrigaram as áreas de Learning a adaptarem-se e a responderem ativamente com novas soluções e ajustes estruturais ao seu cotidiano. E agora? Nunca como antes as expetativas sobre o contributo das Academias Corporativas foram tão elevadas. É hoje clara, para todos, qual a importância estratégica que estas áreas trazem para as organizações e para o seu negócio. Qual o caminho a seguir?

O indiscutível reconhecimento da importância das Academias Corporativas para uma organização diferenciadora e bem-sucedida acarreta hoje, o desafio, a responsabilidade e a ambição de pensarmos antecipadamente que novas estratégias e práticas podem e devem ser desenvolvidas nos próximos anos, interna e externamente, para se conseguir uma estrutura de formação mais ágil, forte e ambiciosa.

Com este olhar atento e responsável para o exterior e uma atitude de grande rigor e ambição no interior, elevar estas áreas de um nível operacional para um mais estratégico tem levado muitas Academias a questionarem se estarão, verdadeiramente, a dar resposta ao propósito das organizações em que estão inseridas. Questionam-se, ainda, sobre a forma como se devem posicionar junto dos Conselhos de Administração para evoluírem em linha com este propósito. Assim, mais do que o que fazemos e o que podemos fazer no futuro (What), e a forma diferenciadora sobre como o podemos preparar e implementar (How) importa, acima de tudo, garantir o alinhamento do porquê da existência destas áreas, da sua causa, e da sua crença (Why) com a estratégia das suas organizações.

Apenas depois de garantidos estes pressupostos, as áreas de Learning estarão em condições de desenhar e implementar práticas e políticas que contribuam verdadeiramente para a melhoria do desempenho do seu capital humano e do negócio. Como terá sido este processo em organizações de elevado reconhecimento nacional? Que caminhos seguiram e onde almejam chegar?

Sob o mote Learning with a Purpose – Um universo de oportunidades para pessoas e organizações”, a VdA Academia organiza, no próximo dia 19 de janeiro, o VII Encontro Anual de Academias Corporativas onde um painel de oradores experientes, num registo de partilha de novas ideias e troca de experiências entre profissionais, irá dar a conhecer a sua perspetiva atual e de futuro para a Academias Corporativas, e explorar as múltiplas possibilidades de crescimento que o contexto atual nos traz.

  • Sandra Pedro Serrano
  • CEO da VdA Academia

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual o futuro das Academias Corporativas?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião