Hoje nas notícias: Alojamento Local, EuroBic e bancos centrais

  • ECO
  • 26 Janeiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os dados dos Censos 2021 fizeram alterar os rácios de unidades de Alojamento Local nas freguesias de Lisboa, com o Areeiro, por exemplo, a deixar de ser uma área de contenção. O Estado vai reembolsar o EuroBic por todas as indemnizações que este banco tem sido condenado a pagar pelos tribunais a ex-clientes do BPN. E os bancos centrais, o de Portugal incluído, regressam aos prejuízos devido à subida das taxas de juro. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Novos dados dos Censos mudam alojamento local em Lisboa

Aplicando o número de habitações contabilizado pelos Censos 2021 ao número de unidades de Alojamento Local (AL) nas várias freguesias de Lisboa, os novos rácios obtidos indicam que o Areeiro deixa de ser uma área de contenção, enquanto Campolide passaria a ter um travão. A conclusão é do estudo “O Alojamento Local no Concelho de Lisboa: Impactos e Desafios”, realizado pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e do Mar.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Estado vai reembolsar EuroBic por pagar a ex-clientes do BPN

O Estado vai reembolsar o EuroBic por todas as indemnizações que o banco tem sido condenado pelos tribunais a pagar a ex-clientes do Banco Português de Negócios (BPN) que, há mais de 15 anos, investiram ao engano em obrigações emitidas pela Sociedade Lusa de Negócios (SLN), à data proprietária do BPN. Segundo o Ministério das Finanças, a obrigatoriedade foi acordada no âmbito da reprivatização do BPN, nacionalizado em 2008 e alienado três anos mais tarde ao BIC, atual EuroBic.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Bancos centrais regressam aos prejuízos, Portugal incluído

Com a subida das taxas de juro e a permanência num nível elevado durante vários anos, os bancos centrais vão voltar a apresentar prejuízos. O Banco de Portugal está incluído, neste cenário, que já não acontecia desde 1992. A culpa é da enorme quantidade de dívida pública acumulada a taxas de juro fixas baixas. O cenário ameaça a credibilidade destas instituições.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

António Saraiva despede-se da CIP com aviso sobre desemprego

A subida do desemprego em Portugal é “um sinal a ter em conta” para o ano de 2023. O aviso consta da última carta anual de António Saraiva como líder da liderança da Confederação Empresarial de Portugal (CIP). O gestor vai abandonar o cargo em abril e também conta que neste ano o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) chegue à economia.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Preços dos carros vão continuar a subir, prevê líder da SIVA

A inflação vai levar os carros a ficarem mais caros ao longo de 2023. A presidente executiva da SIVA, Viktoria Kaufmann, sinaliza que “os custos de produção estão a subir, portanto, os preços também sobem”. A importadora de marcas como Volkswagen, Audi e Seat aumentou as receitas em 10,2% no ano de 2022.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Alojamento Local, EuroBic e bancos centrais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião