Entrevista a Fernanda de Almeida Pinheiro. Edição de fevereiro da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 6 Fevereiro 2023

Na Advocatus de fevereiro pode ler a entrevista à nova bastonária dos advogados e especiais sobre a saúde mental do setor da advocacia e como a tecnologia beneficia os negócios dos escritórios.

A nova bastonária da Ordem dos Advogados (OA), Fernanda de Almeida Pinheiro, considera que o papel da OA não é fazer oposição ao Governo e que a instituição não é um sindicato. Mas sublinha que não vai esquecer a necessidade urgente de mudar a CPAS, de ir até ao Tribunal Constitucional com a nova Lei das Associações Públicas e de alterar o regime do acesso ao direito.

Com um discurso frontal, defende que Portugal deveria ter um SNS para a Justiça e aponta ainda muito machismo na profissão na classe. Chegou para tornar a casa mais transparente, segundo defende, mas avisa que uma bastonária não tem de estar todos os dias nos jornais.

Fernanda de Almeida Pinheiro, a terceira mulher a ocupar o cargo de líder dos advogados, critica ainda a atuação do anterior bastonário e espanta-se com a acusação de que as Ordens Profissionais são corporativistas. “A Ordem dos Advogados não o é”, defende.

Fernanda de Almeida Pinheiro, bastonária da Ordem dos Advogados, em entrevista ao ECO/Advocatus - 17JAN23
Fernanda de Almeida Pinheiro, bastonária da Ordem dos Advogados, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

A pandemia pode ter sido o “trevo da sorte” da saúde mental dos colaboradores, uma vez que tornou este tema uma prioridade das empresas. Na edição de fevereiro pode ler um especial sobre a saúde mental do setor. A Advocatus foi tentar perceber como está o estado de saúde mental dos advogados em Portugal. Apesar de ser difícil generalizar, os escritórios contactados admitiram que é necessário estarem atentos a este tipo de situação.

Nesta edição pode ler também um especial sobre a tecnologia e os negócios dos escritórios de advogados. A transformação digital veio para ficar e tem sido uma aposta das firmas. A tecnologia deixou de ser uma “opção” e tornou-se numa “necessidade” no setor. Advogados, clientes e negócios das firmas beneficiam com esta aposta.

Sónia Martins Reis, Responsável pelo Departamento Fiscal | Head of Tax- Of Counsel at Ana Bruno AssociadosHugo Amaral/ECO

Sónia Martins Reis é a advogada do mês desta edição. A of counsel da Ana Bruno & Associados contou como está a ser a sua nova fase profissional, após dez anos ao serviço da PLMJ. Sublinhou que o objetivo é que o departamento de Fiscal possa vir a ser reconhecido como um “importante player no mercado”. A advogada considerou que o Orçamento de Estado para 2023 foi “pouco ambicioso” e que poderia ter apoiado mais as empresas.

Pedro Cortés, managing partner da Rato, Ling, Lei & Cortés | Lektou, esteve à conversa com a Advocatus e fez um balanço “positivo” dos cinco anos do escritório em Portugal. O líder explicou que pretendem criar mais sinergias entre o mercado chinês e o português. Relembrou ainda que o escritório acaba por ser um “veículo de promoção” de Portugal na China. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Escritório de Lisboa da Rato, Ling, Lei & Cortés | LektouHugo Amaral/ECO

A SRS Legal assessorou a Silicolife na obtenção de uma ronda de investimento de Série A, subscrita pelo fundo de investimento português Bluecrow, no valor de 9,8 milhões de euros. Assim, a SilicoLife concluiu a primeira de duas rondas Série A no montante de 4,9 milhões de euros integralmente cobertas por fundos geridos pela sociedade de capital de risco BlueCrow. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 143.ª edição.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Fernanda de Almeida Pinheiro. Edição de fevereiro da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião