Economia dos EUA cresce 2,1% em 2022

  • Lusa
  • 26 Janeiro 2023

Em 2021, o PIB tinha registado um crescimento de 5,9%, o mais forte desde 1984, dado que no ano anterior houve um recuo de 3,5%.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos ficou em 2,1% no conjunto de 2022, apoiado pelo consumo das famílias, um abrandamento em relação ao ano anterior, anunciou esta quinta-feira o Departamento do Comércio.

Em 2021, o PIB tinha registado um crescimento de 5,9%, o mais forte desde 1984, dado que no ano anterior houve um recuo de 3,5%, devido à crise provocada pela pandemia de covid-19. No quarto trimestre, o crescimento avançou a um ritmo anualizado de 2,9%, quando tinha ficado em 3,2% nos três meses anteriores, após dois trimestres de recuo (-1,6% no primeiro trimestre e -0,6% no segundo).

Os dados relativos aos últimos três meses de 2022 ainda estão incompletos e só serão divulgados os números definitivos em finais de março. O cálculo do PIB em ritmo anualizado, que é utilizado nos Estados Unidos, compara o PIB com o do trimestre anterior e, em seguida, projeta a evolução ao longo de todo o ano.

O PIB foi “mais forte do que o previsto”, comentou Rubeela Farooqi, economista chefe da HFE, citada pela AFP. O consumo, motor da economia norte-americana, permaneceu sólido no final de 2022, apesar das medidas do banco central norte-americano, que subiu ao longo do ano as taxas de juro para travar a inflação elevada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia dos EUA cresce 2,1% em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião