Governo aprova decreto-lei sobre mercado voluntário do carbono

  • Lusa
  • 26 Janeiro 2023

O decreto-lei que cria e promove o desenvolvimento de um mercado voluntário de carbono de âmbito nacional, para reduzir emissões de gases com efeito de estufa.

O Governo aprovou esta quinta-feira na generalidade um decreto-lei que cria e promove o desenvolvimento de um mercado voluntário de carbono de âmbito nacional, para, nomeadamente, reduzir emissões de gases com efeito de estufa.

“O objetivo do mercado voluntário de carbono é gerar incentivos económicos para reduzir as emissões ou aumentar o sequestro de carbono. O diploma considera prioritários projetos de sequestro florestal de carbono que contribuam para a conservação do capital natural e construção de uma paisagem mais adaptada e resiliente”, refere um comunicado sobre a reunião do Conselho de Ministros de hoje.

Em 10 de janeiro na Assembleia da República, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, já tinha dito que em breve deveria ser colocada em consulta pública uma iniciativa que “cria o mercado voluntário do carbono em Portugal”.

“É um tema que já está a ser discutido na União Europeia e no qual Portugal pretende adiantar-se”, disse Duarte Cordeiro na altura, explicando que o mercado se baseia em projetos de redução de emissões de gases com efeito de estufa e sequestro de carbono “que contribuam para o cumprimento dos compromissos nacionais, comunitários e internacionais assumidos por Portugal“.

Duarte Cordeiro adiantou também que numa fase inicial o Mercado Voluntário de Carbono vai dar prioridade a projetos de sequestro florestal de carbono, em especial nas áreas florestais ardidas e nas áreas prioritárias previstas nos Programas de Ordenamento e Gestão da Paisagem.

“A instituição de um mecanismo robusto e credível de certificação de créditos, relativos a projetos de mitigação de emissões de gases com efeito de estufa no território nacional, garante a segurança e confiança necessárias à participação de indivíduos, empresas e organizações, públicas ou privadas, neste mercado”, disse Duarte Cordeiro, explicando que a iniciativa legislativa foi trabalhada no último semestre e que foram ouvidas cerca de duas dezenas de empresas e intermediários interessados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aprova decreto-lei sobre mercado voluntário do carbono

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião