Banco polaco do BCP com prejuízos de 217 milhões em 2022

Encargos de 505 milhões com o caso dos créditos em francos suíços e custo de 229 milhões com moratórias penalizaram os resultados do Bank Millennium no ano passado.

O banco polaco do BCP voltou a ter prejuízos em 2022, ainda que menores do que no ano anterior. Apesar do lucro de 54 milhões de euros no último trimestre, o Bank Millennium registou um resultado negativo de 217 milhões de euros, penalizado, sobretudo, pelo caso dos créditos em francos suíços e pelas moratórias.

No que diz respeito aos empréstimos em moeda estrangeira, o banco detido em 50,1% pelo BCP teve um encargo de 505 milhões de euros no ano passado — este dinheiro serve para fazer face a eventuais contingências nos tribunais, somando-se aos 533 milhões de euros de provisões constituídas em 2021.

Já as moratórias de crédito sobre créditos hipotecários denominados em zlotys atingiram um custo de 229 milhões de euros. Por sua vez, também registou um custo relacionado com a contribuição para o IPS (esquema de proteção do setor bancário) de 48 milhões.

Em comunicado enviado esta terça-feira ao mercado, o BCP explica que, se não fossem estes fatores extraordinários, o seu banco polaco teria apurado um resultado positivo de 479 milhões de euros.

Em termos de operação, a margem financeira — diferença entre os juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos — disparou 23%, à boleia da subida das taxas de juro na Polónia, um movimento que começou em outubro de 2021, mais cedo do que na Zona Euro (apenas em julho de 2022). As comissões líquidas desceram quase 3%.

O Bank Millennium adianta ter 2,9 milhões de clientes ativos, tendo conquistado quase mais 200 mil no ano passado. Os depósitos aumentaram 4% e os empréstimos às famílias diminuíram 3%.

O BCP apresenta os resultados anuais no próximo dia 27 de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP com prejuízos de 217 milhões em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião