+M

Audiências janeiro: SIC e TVI separadas por 1,6 pontos

  • + M
  • 6 Fevereiro 2023

O canal da Impresa registou 17,09% de share e a estação da Media Capital 15,47%. A RTP1 fechou janeiro com 12,11%.

A SIC e a TVI fecharam o mês de janeiro separadas por 1,6 pontos de share, com o canal da Impresa a registar 17,09% de share e a estação da Media Capital 15,47%. A RTP1 registou 12,11%. A SIC obteve 4% de audiência média, o que equivale a dizer que foi vista em média por 342 mil indivíduos. A TVI situou-se nos 3,6% – 309,8 mil indivíduos – e a RTP1 nos 2,9%, percentagem que equivale a cerca de 242,6 mil indivíduos.

O total Cabo apresenta 9,3% de audiência média. Contudo, nota a Carat, que elaborou para o +M/ECO a análise das audiências, estamos a olhar para um canal virtual e a sua audiência é diluída pelos muitos canais que o constituem, como podemos constatar no ranking canais.

 

A SIC e a TVI disputam as audiências no período da manhã, com os programas Casa Feliz na SIC, Dois às 10 na TVI e Praça da Alegria na RTP1. Ao almoço, as audiências dos três canais sobem com os noticiários. Durante a tarde, a liderança é novamente disputada pelos 3 canais e ao final da tarde e início do prime-time a RTP1 lidera com programas como o Preço Certo.

A partir do prime-time, a SIC e a TVI voltam a disputar as audiências com as telenovelas Sangue Oculto e Por Ti, na SIC, e Festa é Festa e Quero é Viver na TVI.

A SIC lidera desde na faixa das 12h às 18h e das 20h às 26h30. A TVI lidera o pós prime-time, a RTP1 lidera a manhã e o pré prime-time.

Quanto aos programas mais vistos, a SIC lidera o Top com oito formatos, seguida pela TVI com quatro programas e da RTP1 com três programas. Allianz Cup: Final Four, Sporting X FC Porto, transmitido pela SIC, foi o programa mais visto com uma audiência média de 21,1%, o que equivale a dizer que cerca de 1,8 milhões de telespectadores assistiram ao jogo.

No cabo, o ranking é quase todo preenchido pela CMTV, que apresenta os 14 programas mais vistos. A Fox apresenta um programa, o filme Alita – Anjo de Combate. Os magazines de informação e de desporto dominam o ranking e o Duelo Final Benfica X Sporting é o programa com maior audiência e foi transmitido pela CMTV, com uma audiência média de 7,5%, cerca de 634 mil telespectadores, concretiza a Carat.

 

No total, a TV apresenta 86% de indivíduos em Janeiro de 2023 (7.300.908 telespectadores), menos 1,2pp que em Janeiro 2022. Este dado significa que as audiências estão a estabilizar após o pico verificado durante a pandemia em 2020, realça a Carat. O total Aerial (canais de sinal aberto), com 69,1%, diminui (-4,3pp) e o total Cabo (TV por Assinatura), com 63,4%, diminui 0,4pp em Janeiro 2023 vs para o mesmo período de 2022.

Em janeiro de 2023, o total TV apresenta 23,6% de audiência média, diminui 1,4pp face a Janeiro 2023. O Total Aerial apresenta 11.,% de audiência média, menos 1,3pp vs Janeiro 2022, enquanto o Total Cabo mantém uma tendência positiva e apresenta mais (+0,2pp) vs janeiro de 2022, analisa a Carat.

 

No último mês, o total Aerial apresenta 46,9% de share de audiência, contudo diminui 2,8pp vs janeiro 2022, compara a Carat. O total Cabo vê o seu share de audiência a aumentar em janeiro e apresenta um crescimento de 2,3pp vs o período homologo de 2022.

 

 

Nota Técnica

Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, Satélite, Consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o Time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo-clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.
Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena. Análise produzida pela Carat

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Audiências janeiro: SIC e TVI separadas por 1,6 pontos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião