Hoje nas notícias: ANI, greves de professores e salários

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Ao longo de quase um ano, o ministro da Economia nunca teve qualquer reunião de trabalho com a presidente demissionária da Agência Nacional de Inovação. Dados do Ministério da Educação revelam que em 11 dos 30 dias de greves dos professores, mais de 100 escolas fecharam em todo o país. E os gestores de topo são a única classe profissional com aumentos salariais acima da inflação em 2022. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Costa Silva nunca se reuniu com presidente da ANI

Desde que tomou posse como ministro da Economia e do Mar, em março do ano passado, António Costa Silva nunca se reuniu com a presidente demissionária da Agência Nacional de Inovação (ANI). A única exceção foi apenas uma conversa logo nos primeiros dias da tomada de posse. Na carta de renúncia, Joana Mendonça refere não ter obtido, “passado mais de um mês”, uma resposta ao “pedido de aprovação da proposta para o Plano de Atividades em Orçamento da ANI para 2023”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Houve 11 dias de greve com mais de 100 escolas encerradas em todo o país

Em 11 dos 30 dias de greves de professores, que tiveram início em dezembro, mais de 100 escolas fecharam, fosse de manhã, de tarde, ou em ambos os períodos do dia, de acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Educação. A fase mais intensa dos protestos aconteceu entre 13 e 19 de janeiro, o que coincide com o arranque da paralisação por distritos convocada por uma plataforma de nove sindicatos. As greves começaram a perder força na semana iniciada a 23 de janeiro.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Só gestores de topo tiveram aumentos salariais acima da inflação em 2022

A classe profissional dos “representantes do poder legislativo e de órgãos executivos, dirigentes, diretores e gestores executivos” obteve o maior aumento salarial médio líquido em 2022 (9,6%). Tendo em conta a inflação média de 7,8% em 2022, a classe dirigente (a mais rica em termos salariais, com um rendimento médio líquido mensal de 1.759 euros por mês, em 2022) terá sido também a única que conseguiu contornar o embate violento da inflação e ganhar poder de compra no ano passado.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre)

Apenas 7,6% dos trabalhadores são filiados num sindicato

Apenas 7,6% dos trabalhadores em Portugal estão filiados em algum sindicato. As empresas maiores, com mais de 250 pessoas, concentram a esmagadora maioria dos sindicalizados, com um total de 71%. As atividades financeiras e de seguros são aquelas em que os funcionários mais procuram representação na defesa dos seus direitos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Governo desconfia de acumulação de cargos de líder da Anacom

João Cadete de Matos está a acumular o cargo de presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), supervisor do setor, com a presidência da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC), da qual a Anacom é um dos fundadores, ao arrepio da lei que define os estatutos do regulador. As dúvidas sobre esta acumulação de cargos foram levantadas pela secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), que tutela as fundações, em ofício enviado à FPC, mas a Anacom contesta.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: ANI, greves de professores e salários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião