Programa de Venture Capital recebe 44 candidaturas. Propostas superam quatro vezes a dotação

Às candidaturas selecionadas “serão alocados os valores de investimento solicitados por ordem decrescente de mérito, até se esgotar a dotação de 200 milhões. Ao último pode ser dado um valor menor.

O Programa de Venture Capital, lançado pelo Banco Português de Fomento (BPF) a 17 de janeiro, recebeu 44 candidaturas de operadores nacionais e internacionais que têm subjacente um investimento de 877 milhões de euros, anunciou em comunicado a instituição liderada por Ana de Carvalho. As candidaturas superam quatro vezes a dotação do programa.

No entanto, o Programa de Venture Capital — que visa apoiar o investimento em empresas (prioritariamente nas fases de arranque) através da subscrição de fundos de capital de risco geridos por intermediários financeiros – Sociedades de Capital de Risco, Sociedades Gestoras de Capital de Risco, ou entidades equivalentes – foi lançado com uma dotação de 200 milhões de euros do Fundo de Capitalização e Resiliência. Este fundo de 1,3 mil milhões de euros é o financiador dos programas Consolidar e de Recapitalização Estratégica, assim como do recentemente lançado Deal-by-Deal.

Caso as 44 candidaturas fossem aceites isso significaria um investimento superior a 1,38 milhões de euros em start-ups, isto porque aos 877 milhões de euros do Fundo de Capitalização e Resiliência se juntariam 500 milhões em recursos financeiros privados. Os financiadores privados “aportam mais de 36% do total do investimento, valor acima do mínimo de 30% exigido”, especifica o Banco de Fomento em comunicado.

No entanto, o banco promocional terá agora de verificar se estas 44 candidaturas, que tinham de ser entregues até ao prazo limite de 14 de fevereiro, cumprem todos os critérios de elegibilidade:

  • obter uma pontuação global igual ou superior a 1,6;
  • obter uma classificação de pelo menos 1 em todos os indicadores;
  • cumprir normas de conformidade, nomeadamente as respeitantes à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, sobre a avaliação dos procedimentos para identificação de potenciais práticas de corrupção e de evasão fiscal (neste âmbito serão ainda avaliados todos os requisitos das políticas e regulamentos do BPF bem como os aspetos da legislação).

Depois, às candidaturas selecionadas “serão alocados os valores de investimento solicitados por ordem decrescente de mérito, até se esgotar a dotação de 200 milhões de euros”.

O banco admite que ao último selecionado possa ser atribuído um valor inferior ao solicitado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa de Venture Capital recebe 44 candidaturas. Propostas superam quatro vezes a dotação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião