Hoje nas notícias: BPN, vistos gold e guerra na Ucrânia
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A Parvalorem pagou indemnizações até 400 mil euros a dez antigos altos quadros do BPN. Desde 2012, metade das quase 30 mil pessoas que obtiveram autorização de residência em Portugal ao abrigo dos vistos gold têm origem nos 30 países de maior risco de branqueamento de capitais. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.
Ex-diretores do BPN com indemnizações milionárias
A Parvalorem, entidade pública que herdou os ativos tóxicos e os trabalhadores do BPN, pagou indemnizações entre 200 mil e 400 mil euros a dez antigos altos quadros do BPN. Estas compensações financeiras, que resultam do programa de rescisões de contratos de trabalho por mútuo acordo, aplicado em 2021, são justificadas pela Parvalorem com a necessidade de reduzir despesas.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Metade dos vistos gold em Portugal é de nacionais de países de risco no branqueamento de capitais
Desde 2012, ano em que foi lançado o regime dos vistos gold, 29.666 pessoas obtiveram autorização de residência em Portugal ao abrigo deste programa: 18.486 conseguiram autorização de residência por reagrupamento familiar e 11.180 através de autorização de residência para investimento. Entre investidores e familiares, 15.620 dessas pessoas são oriundas de uma das 30 jurisdições de maior risco no que diz respeito ao branqueamento de capitais, de acordo com o índice Basel AML.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
“Paz só é possível com a vitória da Ucrânia e derrota da Rússia”, diz Costa
Um ano após o início da guerra na Ucrânia, o primeiro-ministro português, António Costa, defende que Putin deve ser derrotado e que o alargamento da União Europeia irá exigir uma reforma profunda da sua arquitetura. Para o chefe de Governo, só o agredido e quem demonstrou uma extraordinária capacidade para travar esta guerra tem legitimidade para definir o momento, os termos e as condições para negociar a paz. Embora defenda que a paz seja uma vontade universal, António Costa admite ao Público que existe uma consciência coletiva de que essa paz só é possível com a vitória da Ucrânia e a derrota da Rússia.
Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)
Só oito em 43 dos hospitais EPE do SNS fecham 2023 com saldo positivo
Apenas oito em 43 dos hospitais EPE do SNS, ou um quinto das unidades, vão terminar 2023 com saldo positivo no que diz respeito aos resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA). Estes resultados surgem após o financiamento atingir os 7,6 mil milhões de euros, um valor a mais de 900 milhões dos gastos previstos, sendo a subida média entre unidades com contratos publicados em 2022 de 16%. Segundo cálculos do Jornal de Negócios feitos a partir dos compromissos assumidos, o volume global de resultados negativos no universo EPE da Saúde em 2023 foi de 516,8 milhões de euros.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Linha ferroviária de Cascais inicia obras e obriga a alterações de horário
A linha ferroviária entre o Cais do Sodré e Cascais inicia obras esta segunda-feira até, pelo menos, 17 de março. As obras irão obrigar a duas alterações de horário, sendo que o último comboio com saída do Cais do Sodré passa a partir das 1h21, enquanto o último com saída de Cascais passa às 1h08. Em declarações à Renascença, o gestor do empreendimento explica que a obra se vai estender por todos os 25 quilómetros da linha. No total, a intervenção vai prolongar-se durante dois ou três anos e custa 77 milhões de euros, dos quais 50 milhões provêm de fundos comunitários.
Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: BPN, vistos gold e guerra na Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}