Bolsa avança com Mota a andar em alta velocidade

Depois de duas sessões em queda, o índice nacional provou primeiros ganhos da semana. Ajudou a Mota-Engil que rodou depressa num dia de volatilidade para o setor da construção em Lisboa.

Uma Mota-Engil em alta velocidade ajudou a bolsa nacional a conquistar ganhos pela primeira vez esta semana. As ações da construtora avançaram mais de 5% para máximos desde 2015, num dia positivo para o setor.

O PSI-20, o principal índice português, avançou 0,39% para 4.975,73 pontos, depois de ter recuado nas últimas duas sessões. Ajudaram neste desempenho 14 cotadas, que fecharam o dia com ganhos, destacando-se a Mota-Engil, cujas ações dispararam 5,31% para 2,06 euros, o nível mais elevado desde novembro de 2015. Esta evolução surge um dia depois de a gestora de ativos Mutima ter comprado uma participação qualificada superior a 2%.

Mas os ganhos foram transversais ao setor da construção: a Martifer somou 20% e a Teixeira Duarte esteve a somar 10%, embora tenha fechado a cair 2%.

“O setor da construção esteve em evidência, tendo a Mota-Engil registado um ganho de 5,31%, um dia depois de ter sido noticiado que a casa de investimento Mutima Capital Management comprou uma participação qualificada superior a 2% na empresa”, dizem os analistas do BPI. “A Teixeira Duarte tem registado uma forte valorização, sendo que desde o início do ano já acumulou ganhos superiores a 52%. Na sessão de hoje acabou por sofrer um ligeiro recuo, mas depois de ter atingido os 0,3170 euros”, acrescentou.

Mota a andar de mota

Fonte: Bloomberg (valores em euros)

Entre os pesos pesados, nota ainda para o influente desempenho positivo de 1% da Jerónimo Martins e para os ganhos do setor energético: a Galp somou 0,39% para 14,33 euros e a EDP avançou 0,13% para 3,18 euros. Só a EDP Renováveis cedeu muito ligeiramente, mantendo-se 19 cêntimos acima do preço da Oferta Pública de Aquisição (OPA) da elétrica liderada por António Mexia.

No plano europeu, apesar das quedas de Paris, Milão e Frankfurt, o dia foi positivo para as restantes praças do Velho Continente. Em Wall Street o dia também é de ganhos com dados positivos relativamente à criação de emprego no setor privado. Há momento, o índice S&P 500 somava 0,57% para 2.373,58 pontos, antes de a Reserva Federal norte-americana divulgar as atas da última reunião.

(Notícia atualizada às 17h06)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa avança com Mota a andar em alta velocidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião