Entrevista a Adolfo Mesquita Nunes. Edição de março da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 3 Março 2023

Na Advocatus de março pode ler a entrevista ao sócio da Gama Glória e especiais sobre a construção da reputação de uma marca e sobre o novo sistema de quotas por incapacidade.

Adolfo Mesquita Nunes é sócio da Gama Glória, Administrador não executivo da Galp, Professor Auxiliar Convidado na Nova SBE, Árbitro no CAAD e escreve sobre contencioso pré-contratual, arbitragem administrativa e mobilidade elétrica. O currículo de 19 anos de advocacia é a resposta a quem o reduz à política: “há mais homem além da política”, diz, em entrevista à Advocatus.

Ciente de que a sua passagem pelo Parlamento, Governo e aguerridos debates com Mariana Mortágua o tornaram conhecido, encara com normalidade que o associem à política: “importante é que os clientes, que as contrapartes, que os colegas, reconheçam” a sua competência, rigor e seriedade – e disso não queixa. O carisma que lhe trouxe fama está lá, intacto, na forma como descreve a Gama Glória e o desafio de um escritório que trabalha em grandes processos de transformação. Os atributos que o fizeram conhecido são os que garante usar na advocacia: “O homem é o mesmo e os atributos que possa ter mostrado na política são os que uso na advocacia há 19 anos”.

Adolfo Mesquita Nunes, sócio da Gama Glória, em entrevista ao ECO/Advocatus - 17FEV23
Adolfo Mesquita Nunes, sócio da Gama Glória, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

A reputação pode ser uma ferramenta essencial para impulsionar os negócios, mas também os pode arruinar, caso seja negativa. Na edição de março pode ler um especial sobre a construção da reputação de uma marca. A consultora OnStrategy revelou quais são as cinco marcas da advocacia com melhor reputação. A Advocatus foi falar com as visadas e perceber o que contribui para sua boa classificação e que mecanismos utilizam para controlar a sua reputação.

Nesta edição pode ler também um especial sobre o novo sistema de quotas que as empresas estão sujeitas. Desde fevereiro que as empresas com mais de 100 trabalhadores passaram a ter que respeitar este sistema de quotas, tendo que contratar uma determinada percentagem de trabalhadores com incapacidade. A Advocatus foi tentar saber se as empresas estão preparadas e quais são as coimas pelo incumprimento.

Patrícia Vinagre e Silva, partner da Andersen Portugal, em entrevista ao ECO/Advocatus - 02FEV2023
Patrícia Vinagre e Silva, partner da Andersen Portugal, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

Patrícia Vinagre e Silva é a advogada do mês desta edição. A sócia da Andersen Portugal contou como está a ser a sua nova fase profissional no escritório ibérico. Sublinhou que o objetivo é fazer crescer a equipa de Direito Público, diversificando valências. Para a advogada, a grande mudança que fazia na área de Público era o desenvolvimento de uma Administração pública digital.

Manuel Sales, sócio da PRAGMA, esteve à conversa com a Advocatus e explicou o que motivou a criação deste novo player do mercado da advocacia portuguesa. Acredita que a nova “ponte” entre o norte e o centro do país permite que existam mais oportunidades. O advogado explicou que o objetivo do escritório é posicionar-se entre as sociedades de advogados de média dimensão. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Escritório de LisboaHugo Amaral/ECO

Rita Aleixo Gregório, consultora sénior da área de concorrência da PLMJ, esteve à conversa com a Advocatus e analisou o estado da advocacia no que concerne ao papel da mulher. Sobre o dia internacional da mulher, admite que “em vez de se defenderem direitos humanos, distribuem-se rosas”. A advogada acredita que nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente abertura e sensibilização para as questões de género.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Adolfo Mesquita Nunes. Edição de março da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião