Capacidade solar licenciada em 2023 já ultrapassa a do ano passado

  • Capital Verde
  • 13 Março 2023

No ano passado, a Agência Portuguesa do Ambiente deu "luz verde" a 1537 MWb de potência solar. Até março deste ano, foram aprovadas sete licenças ambientais, em 2,4 GW.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concedeu nos primeiros dois meses do ano sete licenças ambientais que se traduzem em 2,4 gigawatts (GW), de acordo com o levantamento feito pelo Expresso junto do Sistema de Informação sobre Avaliação de Impacto Ambiental.

Segundo o jornal, este ano a APA emitiu decisões que incidiram sobre projetos de energia solar, entre 30 de janeiro e 8 de março, dando “luz verde” (embora com declarações de impacto ambiental condicionadas à concretização de medidas de mitigação) a 2435 megawatts (MW).

Comparativamente ao ano passado (altura em que a APA emitiu declarações de impacte ambiental (DIA) favoráveis a 11 projetos fotovoltaicos, somando 1537 MWb é possível concluir que a agência liderada por Nuno Lacasta aprovou, só nos primeiros três meses do ano, uma potência superior a toda a potência que o país instalou ao longo da última década. Entre 2013 e 2022 foram construídos e entraram em exploração 2,3 GW fotovoltaicos em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capacidade solar licenciada em 2023 já ultrapassa a do ano passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião