Banca da Zona Euro sem “exposição direta” ao colapso do SVB, diz presidente do Eurogrupo

Presidente do Eurogrupo garante que a banca da Zona Euro não tem "exposição direta" ao colapso do Silicon Valley Bank (SVB), entendendo que o falhanço resultou do modelo de negócios.

O presidente do Eurogrupo assegurou esta segunda-feira que os bancos da Zona Euro não têm “exposição direta” à falência do Silicon Valley Bank (SVB) nos EUA, apesar das ondas de choque que este colapso tem provocado e da volatilidade que o setor está a enfrentar nos mercados financeiros esta segunda-feira.

O tema do dia nos mercados não passou ao lado da reunião informal de ministros das Finanças da Zona Euro desta segunda-feira, na qual Portugal foi representado por Fernando Medina. Em conferência de imprensa, Paschal Donohoe assegurou que a queda do SVB resultou do “modelo de negócios específico” desse banco e que “o cenário na Europa é muito diferente”.

“Discutimos o colapso do SVB nos EUA, uma situação que continuamos a monitorizar cuidadosamente”, disse Paschal Donohoe. “Os nossos bancos estão, no geral, em boa forma. Reforçamo-los imenso nos anos recentes e estão todos sob supervisão próxima das autoridades nacionais e europeias”, apontou o presidente do Eurogrupo.

“Por isso, não há exposição direta ao SVB, mas isto é um lembrete de que os choques para o sistema bancário podem surgir a qualquer momento, do quão importante é garantir a resiliência do nosso sistema bancário e, claro, de quão importante é continuarmos os nossos esforços de reforço da união bancária”, continuou o responsável europeu.

Pouco depois, confrontado pelos jornalistas com a volatilidade que o setor bancário está a enfrentar nos mercados financeiros, Paschal Donohoe afirmou estar consciente desse facto, mas que acontece “obviamente no contexto” da queda do banco. “A nossa mensagem é a mesma e é muito, muito clara. Há circunstâncias particulares em relação a esse banco e a situação na Europa é muito, muito diferente”, apontou.

“Os nossos bancos, devido a todas as alterações que fizemos nos anos recentes, têm muita liquidez e, da avaliação das nossas instituições, a nossa análise é a de que não há exposição direta do nosso sistema bancário ao SVB”, concluiu.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca da Zona Euro sem “exposição direta” ao colapso do SVB, diz presidente do Eurogrupo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião