5 coisas que vão marcar o dia

Há greve na Função Pública e serão conhecidos dados sobre as taxas de juro implícitas no crédito à habitação e da inflação na Zona Euro. OCDE publica as previsões económicas intercalares.

É dia de greve na Função Pública. Esta sexta-feira, o INE vai divulgar os dados relativos às taxas de juro implícitas no crédito à habitação, enquanto o Eurostat divulga os dados definitivos da inflação na Zona Euro em fevereiro. Já a OCDE publica as previsões económicas intercalares. Estes são alguns dos assuntos que prometem marcar o dia.

Funcionários Públicos em greve

Esta sexta-feira, os trabalhadores da Função Pública estarão em greve para exigir aumentos imediatos dos salários, a valorização das carreiras e dos serviços públicos. A paralisação, que durará 24 horas, foi convocada pela Frente Comum, afeta à CGTP, sendo que a educação, a saúde e os serviços centrais deverão ser os setores mais afetados.

Juros do crédito da casa continuam a subir

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica às 11h as taxas de juro implícitas no crédito à habitação referentes a fevereiro. Em janeiro, a taxa de juro implícita para todos os empréstimos fixou-se em 2,217%, o que compara com 1,898% do mês anterior. Desde junho de 2012 que não se registava um nível tão elevado. Serão ainda divulgados dados sobre as estatísticas vitais e a síntese económica de conjuntura.

Governo reúne com municípios sobre pacote “Mais Habitação”

As ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Habitação, Marina Gonçalves, vão receber a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), tendo em vista a discussão do pacote “Mais Habitação”. Na quinta-feira, o Governo aprovou em Conselho de Ministros a bonificação dos juros no crédito à habitação e o subsídio ao pagamento das rendas e à prestação da casa de 200 euros.

Como evolui a inflação na Zona Euro?

O Eurostat vai dar a conhecer os dados definitivos relativos à inflação na Zona Euro referentes ao mês de fevereiro. A estimativa rápida apontou que a inflação na Zona Euro abrandou em fevereiro pelo quarto mês consecutivo, para 8,5%, em comparação com os 8,6% verificados em janeiro. Ainda assim, a componente que engloba os alimentos, álcool e tabaco foi a que registou a maior subida de preços, seguida da energia.

OCDE divulga previsões económicas intercalares

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publica esta sexta-feira as últimas Previsões Económicas Intercalares, contendo análises e projeções para a economia mundial e para todos os países do G20. Segundo a organização, o Produto Interno Bruto dos países do G20, que reúne as principais economias mundiais, cresceu 3,2% em 2022, pouco mais de metade do que em 2021 (6,3%), com um abrandamento significativo no último trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião