Fitch sobe rating do BCP e fica a um passo de sair do “lixo”

A Fitch subiu o rating do BCP em um nível de “BB” para “BB+”, ficando às portas de ser considerado “investimento de qualidade”.

No meio da turbulência da banca, a Fitch aumentou o rating do BCP em um nível, passando de “BB” para “BB+”, com o banco a ficar às portas de ser considerado “investimento de qualidade”.

Na base desta decisão, a agência de notação de risco aponta a redução “significativa” dos ativos problemáticos que a instituição liderada por Miguel Maya vem fazendo desde o final de 2019, apesar dos desafios colocados pela pandemia. “Esperamos que esta redução dos ativos problemáticos continue no futuro próximo, embora a um ritmo mais lento”, sublinham os analistas, notando que o rácio de malparado continua ligeiramente acima da média dos pares europeus.

Por outro lado, acrescenta a Fitch, a subida das taxas de juro melhorou as perspetivas dos resultados. Fator que conjugado com a “forte eficiência de custos e um balanço com riscos significativamente reduzidos” permitiu ao banco aumentar os rácios de capital para “níveis mais adequados”.

A agência de rating refere ainda que a capitalização do grupo melhorou, mas o banco continua exposto a custos relacionados com potenciais litígios na sua subsidiária polaca por causa da questão de longa data relativa aos créditos em francos suíços — que levou o Bank Millennium a colocar de lado mais de mil milhões de euros para fazer face a eventuais contratempos.

Apesar da boa notícia, que surge num momento de tensão no setor financeiro europeu, as ações do BCP cedem esta sexta-feira mais de 4% para 0,1834 euros, pressionado pelo ambiente de nervosismo em torno do Credit Suisse.

O BCP registou lucros de 207,5 milhões de euros em 2022, uma subida de 50% em relação ao ano anterior.

(Notícia atualizada às 16h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch sobe rating do BCP e fica a um passo de sair do “lixo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião