Hoje nas notícias: Privados, construção e Siza Vieira

  • ECO
  • 22 Março 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Há três hospitais privados que têm de devolver quase 23 mil euros a utentes. O setor da construção considera que as propostas legislativas apresentadas pelo Governo para o setor da habitação vão penalizar o investimento e diminuir a confiança no mercado. Pedro Siza Vieira diz que não viu demonstração do aumento das margens da distribuição. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Hospitais privados obrigados a devolver dinheiro a utentes

Há três hospitais privados que, por decisão da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), têm de devolver dezenas de milhares de euros cobrados indevidamente aos utentes. Ao todo, o Hospital da Luz e o Hospital CUF Descobertas — ambos em Lisboa –, bem como o Hospital Boa Nova — em Matosinhos –, vão ter de devolver 22.839 euros por violarem o direito à informação prévia aos utentes dos valores totais a cobrar pelos cuidados de saúde prestados, condicionando nalguns casos a liberdade de escolha.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Construção chumba pacote do Governo para a habitação

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras públicas (AICCOPN) considera que o pacote de medidas do Governo para a habitação “agrava consideravelmente o enquadramento fiscal do imobiliário” e não só “não estimula o investimento privado em habitação e arrendamento”, como “terá até o efeito contrário”, o que é “um verdadeiro contrassenso”. Os empresários falam em “processos punitivos” e em aumentos de impostos que, dizem, vão penalizar o investimento e diminuem a confiança no mercado.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Siza Vieira: “Não vi ainda demonstração do aumento das margens da distribuição por aí fora”

O antigo ministro da Economia Pedro Siza Vieira diz que não viu “demonstração do aumento das margens da distribuição”. Para o socialista, os preços no produtor estavam até agora “muito baixos” e é saudável “alguma correção”. Siza Vieira salienta que “há uma subida muito grande dos preços dos produtos agrícolas” e dos fatores de produção, que foram repercutidos nos clientes.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Preço da água com valores recorde no Porto

O preço da água tem estado a aumentar, com destaque para a evolução no norte do país, que levou mesmo a que fossem atingidos valores recorde no Porto. Segundo o Jornal de Notícias, a fatura anual de uma família do Norte chega a ser mais cara em 22 euros do que uma do Algarve.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso indisponível)

Fusão do Instituto Gulbenkian de Ciência com o Instituto de Medicina Molecular está em marcha

Estão a avançar negociações para a fusão do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) com o Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Universidade de Lisboa. O objetivo desta fusão, cuja proposta de negociação foi aprovada pelo conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian a 14 de dezembro, é criar um instituto de biomedicina de dimensão europeia.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Privados, construção e Siza Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião