Airbus GBS planeia “contratar cerca de 500 novos colaboradores em Portugal em 2023”

A Airbus GBS, a unidade de serviços partilhados, antecipa em dois anos os objetivos de recrutamento. Até ao final do ano quer ter cerca 900 colaboradores nos dois hubs em Portugal.

Apesar do atual clima de turbulência no setor tecnológico, a Airbus GBS mantém “uma grande ambição” para 2023 no que toca à contratação. A companhia — que acaba de instalar o hub de Lisboa num novo escritório “state of the art“, no Parque das Nações — planeia este ano contratar até 450 pessoas, elevando para 900 o número de colaboradores, antecipando em dois anos o objetivo previsto para 2025.

A equipa do centro de serviços partilhados da Airbus em Portugal integra atualmente mais de 500 trabalhadores de 36 nacionalidades, dando suporte a 16 funções diferentes nas operações globais Airbus, apoiando as suas divisões Airbus Commercial Aircraft, Airbus Helicopters e Airbus Defence& Space. Desde fevereiro que a unidade, tem um escritório satélite em Coimbra. “Estamos prestes a fechar o nosso 20.º funcionário. Esperamos fechar o ano com mais de 50 pessoas a trabalhar para a Airbus em Coimbra. Queremos atingir mais de 100 pessoas em 2024”, adianta Charles Huguet, diretor-geral da Airbus GBS, em entrevista ao ECO/Pessoas.

Depois de no ano passado, a companhia ter avançado com apoios adicionais para mitigar o impacto da inflação, para 2023 — ano ainda marcado pelo aumento de preços –, a Airbus planeia novos apoios. “Em 2023, planeamos continuar a apoiar as nossas pessoas e estamos à procura de formas de endereçar este tema, incluindo uma estratégia de revisão salarial”, revela o responsável sem mais detalhes.

Anteciparam em dois anos os objetivos de recrutamento para a Airbus GBS. O atual clima no setor tech, com o anúncio de muitos lay-offs, aliviou a pressão da chamada ‘Guerra do Talento’, facilitou os vossos esforços de atração?

A antecipação do objetivo da Airbus GBS foi possível devido ao elevado envolvimento das nossas pessoas. Sabemos que estamos a enfrentar tempos complexos no setor tech, mas isso não impactou de maneira alguma os objetivos de recrutamento da Airbus. Portugal tem talentos altamente qualificados e continuamos os nossos esforços para atrair pessoas para trabalhar connosco. A nossa cultura diversa e inclusiva, com 36 nacionalidades e um equilíbrio perfeito de género, ajuda-nos a atrair pessoas que podem ser quem realmente são no trabalho.

O hub de Coimbra já arrancou em fevereiro, o objetivo era começar com 50 pessoas e atingir as 100 “a médio prazo”. Quando contam fazê-lo?

O escritório da Airbus começou as operações em fevereiro e estamos prestes a fechar o nosso 20.º funcionário. Esperamos fechar o ano com mais de 50 pessoas a trabalhar para a Airbus em Coimbra. Queremos atingir mais de 100 pessoas em 2024, e para isso, estamos a estabelecer parcerias com a Universidade de Coimbra e com o Instituto Politécnico de Coimbra.

Com essa antecipação do objetivo, qual a estratégia para o recrutamento?

O caminho do recrutamento irá permanecer o mesmo para a Airbus GBS. Temos uma grande ambição para 2023, contratar até 450 pessoas para fazer parte da nossa equipa, o que nos levará a 900 trabalhadores até ao final de 2023. Graças ao valor que trazemos aos nossos clientes, estamos a ter um aumento da procura por serviços adicionais o que requer um aumento adicional da nossa capacidade local. Estamos à procura de pessoas com vontade de trabalhar para o líder aeroespacial e para crescer com a companhia, dentro da companhia. A Airbus é um mundo de oportunidades, e a Airbus GBS pode ser apenas o início para maiores ambições. Hoje estamos a contratar para perfis muito distintos, desde estagiários, juniores, especialistas, seniores, team leaders e managers. O foco principal é para IT systems e data specialists, accountants & controllers, buyers, HR, project managers e engenheiros.

Não estamos a negar a opção de abrir mais escritórios satélite em cidades de média dimensão onde estão localizadas boas universidades e escolas com muitas pessoas talentosas, contudo, por agora, não é uma prioridade.

O hub em Portugal já assegura quase duas dezenas de funções. Há planos de reforçar Lisboa e Coimbra com novas valências? Que exigências e perfis de recrutamento poderão exigir?

Até ao final de 2022 já tínhamos 400 funcionários. Todo este recrutamento apoiou os nossos serviços para 16 funções como finance, HR, procurement e muitas outras. Em 2023, planeamos contratar cerca de 500 novos colaboradores em Portugal nessas e em outras áreas como project management, customer services, engenharia, qualidade, programs, comunicação e vendas.

Depois de Coimbra, há mais cidades a serem estudadas para a instalação de novos hubs satélites? Aveiro seria uma opção?

Decidimos abrir um escritório satélite em Coimbra para estar mais perto de uma nova e diversificada pool de talento. A fase de aceleração em Lisboa está a correr muito bem e decidimos encontrar mais talentos disponíveis numa cidade de média dimensão no país. Não estamos a negar a opção de abrir mais escritórios satélite em cidades de média dimensão onde estão localizadas boas universidades e escolas com muitas pessoas talentosas, contudo, por agora, não é uma prioridade.

O atual momento económico, com forte subida da inflação, tem tido forte impacto no rendimento disponível dos trabalhadores. Qual foi a estratégia de atualização salarial usada pela Airbus GBS de modo a se manterem atrativos no mercado?

Estamos atentos ao atual cenário económico que estamos todos a enfrentar e procuramos soluções que beneficiem as nossas equipas e negócios. Temos um diálogo muito ativo com as nossas pessoas e isso ajuda-nos a definir uma estratégia que é adequada à atual situação. Não posso dar mais detalhes, pois este tópico é endereçado de forma global, mas estamos certamente a tomar ações muito em breve neste tem, tal como o fizemos em 2022.

Em 2023, planeamos continuar a apoiar as nossas pessoas e estamos à procura de formas de endereçar este tema, incluindo uma estratégia de revisão salarial.

Muitas empresas optaram por atribuir apoios extraordinários. O que planeiam para este ano?

Globalmente, em 2022 os benefícios especiais relacionais relacionados com a inflação incluem um subsídio de transporte, apoio específico para o home office e dois prémios especiais para apoiar o aumento da inflação e a situação económica. Estamos constantemente a adaptar os nossos benefícios com um extenso seguro de saúde, um plano de pensões para todos, prémios de desempenho, um plano de incentivos com ações, etc. Em 2023, planeamos continuar a apoiar as nossas pessoas e estamos à procura de formas de endereçar este tema, incluindo uma estratégia de revisão salarial.

Já estão num novo espaço em Lisboa. De que modo o novo escritório foi adaptado às necessidades não só do negócio, mas também ao modelo de trabalho híbrido que adotaram?

O nosso novo escritório está localizado no Parque das Nações, no edifício Lumnia, parte do EXEO Office Campus. É um escritório state of the art, com capacidade para cerca de mil pessoas, com um modelo híbrido de trabalho. Está equipado cumprindo elevados standards de sustentabilidade, tem uma certificação LEED Gold, alinhados com o propósito da Airbus e os seus objetivos.

Criamos um escritório focado em dar a melhor experiência às nossas pessoas. Com 4.000 metros quadrados, tem vários espaços colaborativos, incluindo uma sala de jogos e uma biblioteca, um terraço no roofttop com jardins e zonas de descanso. Estamos a 3,5 quilómetros do aeroporto Humberto Delgado (Portela), a 200 metros do Metro e da estação de comboio, dando-nos acesso rápido a Coimbra, onde está o nosso escritório satélite.

Que investimento implicou?

Não comentamos valores de investimento, o que posso dizer é que o investimento foi feito exclusivamente focado em dar a melhor experiência aos nossos colaboradores.

Conheça melhor o escritório de Lisboa, no Parque das Nações.

 

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