Aquila Capital garante mais de 500 milhões de euros de capital em fundo europeu de energias renováveis

A Aquila Capital gere cerca de 15 mil milhões de euros para investidores institucionais em todo o mundo, somando 17 gigawatts (GW) de capacidade.

O fundo europeu de energias renováveis Aquila Capital ultrapassou, no final de 2022, o patamar de 500 milhões de euros de capital assegurado.

De acordo com o comunicado divulgado esta quarta-feira, a estratégia do EBRF (ou European Balanced Renewables Fund) gerido pela empresa de gestão de investimentos sustentáveis e desenvolvimento de ativos, com sede em Hamburgo, na Alemanha, assenta numa “carteira diversificada de ativos de energia limpa” em vários países da Europa continental, como Portugal, e ainda na Irlanda.

Atualmente, a Aquila Capital gere cerca de 15 mil milhões de euros de investidores institucionais em todo o mundo, somando 17 gigawatts (GW) de capacidade e cerca de 2 milhões de metros quadrados de projetos de imobiliário sustentável ou logística verde concluídos ou em desenvolvimento.

No comunicado, a empresa explica que “o EBRF procura investir em ativos nos locais onde a fonte de energia é mais abundante, aproveitando o vento nórdico e a energia solar fotovoltaica ibérica, e tem um posicionamento conservador, com uma baixa alavancagem financeira”.

Esta diversidade de fontes de rendimento é conseguida através da amplitude de tipos de contrato, explicam. “Enquanto os contratos de aquisição de energia (PPA, Power Purchase Agreements), de preço fixo, “dão maiores garantias e visibilidade dos ganhos”, os investimentos com maior exposição ao risco de mercado (“merchant financing”) “proporcionam uma correlação com o valor da inflação”.

“Esta combinação de estratégias permite uma proteção face a quedas nos preços da energia, ao mesmo tempo que preserva o potencial de subida, caso os preços aumentem”, indica o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aquila Capital garante mais de 500 milhões de euros de capital em fundo europeu de energias renováveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião