Tecnológica alemã “programa” centro de inovação em Portugal

Após “busca criteriosa” em vários países europeus, grupo Inform decide instalar “hub de inovação e talento” em Lisboa. Está a contratar engenheiros de software, consultores de negócio e comerciais.

A gigante tecnológica Inform, que tem sede na Alemanha (Aachen) e operações também nos Estados Unidos, Austrália, Chile, Brasil e Singapura, escolheu Portugal para estabelecer um “hub de inovação e talento”, na sequência de uma “busca bastante criteriosa” por parte do grupo alemão, adianta ao ECO o responsável pela nova estrutura localizada em Lisboa, João Faísca.

Criada a entidade legal em julho de 2022, a fornecedora de software baseado em inteligência artificial iniciou um processo de recrutamento que já selecionou 22 pessoas para a capital portuguesa. Em 2023 promete continuar a contratar para as várias áreas de negócio, e para trabalhar com clientes dentro e fora do país. “Prevemos chegar ao final do ano com uma equipa próxima dos 40 colaboradores. Vai depender também da dinâmica do negócio, podendo ultrapassar esta estimativa”, detalha.

Sem contabilizar o valor, João Faísca aponta que, além do escritório em Lisboa com capacidade para 30 pessoas – vai seguir modelo de trabalho híbrido –, o investimento do grupo germânico, que supera os mil clientes empresariais em mais de 40 países, envolveu a contratação de colaboradores para o desenvolvimento do software em colaboração com a sede na Alemanha, de consultores de negócio para a implementação do software e outras áreas, e de uma força de vendas local e para trabalhar igualmente alguns mercados internacionais.

A escolha de Portugal resultou da busca bastante criteriosa do Grupo Inform de um local fora da Alemanha, mas na Europa, para estabelecer um hub de inovação e talento.

João Faísca

CEO da Inform Portugal

“A escolha de Portugal resultou da busca bastante criteriosa do Grupo Inform de um local fora da Alemanha, mas na Europa, para estabelecer um hub de inovação e talento. Portugal demonstrou ter as capacidades em termos de recursos humanos com fortes capacidades técnicas. (…) Aliado à formação técnica, tivemos em consideração outros fatores muito importantes, soft skills – proatividade, flexibilidade, atitude positiva e em muitos casos a experiência internacional”, resume o gestor.

No mercado português, que é descrito como tendo “um potencial de negócio bastante interessante para o software inteligente” desta tecnológica, o principal foco estará em setores como a aviação, o risco e fraude aplicado à banca, seguros e telecomunicações, a logística automóvel, os transportes terrestres e marítimos, e o workforce management.

João Faísca, CEO da Inform Portugal

“No segundo semestre de 2022 estivemos a construir os alicerces da empresa, a definir os processos internos e a estabelecer o plano da atividade da Inform Portugal. O go-to-market para Portugal iniciou-se em janeiro deste ano, com uma abordagem progressiva às diversas indústrias, aproveitando a enorme experiência internacional do Grupo Inform e tirando partido de referências internacionais de renome onde o software da Inform está implementado”, indica João Faísca.

Para assinalar a entrada do grupo germânico em Portugal, a empresa organizou, ao final da tarde desta quinta-feira, um evento no Hotel Myriad, em Lisboa, em que marcaram presença, entre outros protagonistas, o Co-CEO da Inform, Andreas Meyer, e José Carlos Mateus, CFO e membro da comissão executiva do Montepio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tecnológica alemã “programa” centro de inovação em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião