5 coisas que vão marcar o dia

A Altri e da GreenVolt apresentam as contas referentes a 2022. Serão conhecidos os dados sobre o endividamento da economia portuguesa e do PIB per capita em paridade de poder de compra na UE.

A época de resultados continua e esta quinta-feira é a vez da Altri e da GreenVolt apresentarem as contas referentes a 2022. O Banco de Portugal divulga os dados relativos ao endividamento da economia e ao financiamento das administrações públicas. Já o Eurostat dá o conhecer os dados do PIB per capita expresso em paridade de poder de compra entre os países da União Europeia. Na política, os deputados vão votar a proposta de lei do Governo, que cessa a generalidade das leis criadas no âmbito da pandemia.

Altri e GreenVolt apresentam contas ao mercado

A Altri e a GreenVolt apresentam esta quinta-feira os resultados financeiros relativos a todo o ano de 2022. Nos primeiros nove meses do ano passado, a papeleira viu os seus lucros subirem 30% para 117,4 milhões de euros, face a igual período de 2021. Já a empresa de energias renováveis fechou os primeiros nove meses de 2022 com um lucro de 16,8 milhões de euros, isto é, um aumento de 241% face ao período homólogo.

Como evoluiu o endividamento da economia?

O Banco de Portugal (BdP) divulga os dados relativos ao endividamento da economia (excluindo o setor financeiro) referentes a janeiro. Em 2022, o nível de endividamento da economia baixou de 361,2% do PIB para 333,9% do PIB, apesar da dívida apesar da dívida do Estado, empresas e particulares ter aumentado 19,1 mil milhões de euros. Serão ainda conhecidos dados relativos ao financiamento das administrações públicas.

Parlamento revoga medidas Covid

Os deputados da Assembleia da República vão votar a proposta de lei n.º 45/XV/1.ª que regula boa parte das medidas criadas no âmbito da pandemia. Em causa estão 51 das 57 leis criadas no âmbito da Covid-19. No final de setembro, o Governo decidiu não renovar o estado de alerta aplicado no âmbito da pandemia, pondo fim à generalidade das medidas em vigor. Continua a ser obrigatório o uso de máscara nos lares e estabelecimentos que prestem cuidados de saúde.

Eurostat divulga dados sobre consumo e PIB per capita

O Eurostat divulga os dados provisórios relativos ao valor do Produto Interno Bruto per capita expresso em paridade de poder de compra entre os países da União Europeia (UE) em 2022. Em 2021, o PIB per capita em Portugal expresso em paridades de poder de compra, foi o sétimo mais baixo da UE.

Banco de Inglaterra decide sobre juros

O Banco de Inglaterra vai anunciar esta quinta-feira a decisão do comité de política monetária relativamente aos juros diretores. Na sequência da turbulência que se tem verificado nos últimos dias no sistema bancário, o banco central inglês veio sinalizar que o sistema bancário britânico “está bem capitalizado e financiado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião