Hoje nas notícias: Função Pública, depósitos e sondagem

  • ECO
  • 23 Março 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A ministra da Presidência prometeu acelerar a progressão na carreira de 349 mil funcionários públicos. À luz do Conselho Europeu que se inicia esta quinta-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus defende a necessidade de “dar passos no seguro comum de depósitos”. E uma sondagem da Aximage revela que a maioria dos inquiridos considera que Fernando Medina deveria ter sido demitido. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Governo promete acelerar progressão de 349 mil funcionários públicos

O Governo quer acelerar as progressões na carreira dos funcionários públicos afetados pelos dois períodos de congelamento (um entre 2005 e 2007 e outro de 2011 a 2017) e que viram a sua evolução profissional travada durante mais de nove anos. Em causa estão cerca de 349 mil pessoas — o que corresponde a 65% dos funcionários públicos — que progridem com base em pontos e que, num modelo ainda a apresentar aos sindicatos, serão compensados com uma aceleração da sua carreira, adiantou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

É preciso “dar passos no seguro comum de depósitos”, diz Tiago Antunes

Numa entrevista na véspera da cimeira europeia de dois dias dedicada à resposta à lei dos EUA para atrair empresas e à reindustrialização da União Europeia, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, insiste na necessidade de avançar com a União Bancária, sobretudo ao nível do “seguro comum de depósitos”, para “fortalecer ainda mais a resiliência e a solidez” do setor financeiro europeu.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Maioria defende que Medina deveria ser demitido, revela sondagem

Mais de cinco em cada dez inquiridos defendem que António Costa deveria ter demitido o ministro das Finanças. A sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF indica que 55% dos participantes são favoráveis à saída de Fernando Medina na sequência do caso que envolveu a ex-secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, por ter recebido uma indemnização de meio milhão de euros quando saiu da TAP.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso indisponível)

Eleger um deputado custa 19 mil euros ao PS e 252 mil ao PAN

O PS teve, de longe, a campanha eleitoral mais cara (3,4 milhões de euros), mas também a mais rentável: graças à maioria absoluta, de 120 deputados, cada eleito custou cerca de 19 mil euros. O valor é 13 vezes menor do que o orçamento mais caro para eleger a deputada única do PAN, Inês de Sousa Real, que custou 252 mil euros, de acordo com os dados Entidade das Contas e Financiamentos Políticos do Tribunal Constitucional relativamente às últimas legislativas.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

“Dedicação plena dos médicos” proposta pelo Governo “é um bocadinho confusa”, diz Ana Jorge

Ana Jorge, ex-ministra da Saúde e atual presidente da Cruz Vermelha, considera que o Serviço Nacional de Saúde vive o seu momento “mais difícil”. Em entrevista conjunta ao Público e Renascença defende o alargamento de horários dos centros de saúde e as PPP apenas para a construção dos hospitais e não para a sua gestão clínica. A antiga governante também considera como “um bocadinho confusa” a proposta para a dedicação plena dos médicos.

Leia a entrevista completa na Renascença (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Função Pública, depósitos e sondagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião