BEI concede financiamento de 450 milhões à REN para extensão e reforço da rede

Ao passar a integrar geradores de energias renováveis e modernizar as linhas, subestações e sistemas de controlo e proteção, a REN antecipa aumentar a capacidade da rede de transporte de eletricidade.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 450 milhões de euros à Redes Energéticas Nacionais (REN) para financiar as ligações à rede, bem como o reforço e modernização da rede portuguesa de transporte de eletricidade.

Segundo a nota divulgada esta sexta-feira, este financiamento contribuirá para o programa de investimento de cinco anos da REN no transporte de eletricidade (2022-2026), prevendo-se impactos em diferentes regiões de Portugal.

Ao passar a integrar os geradores de energias renováveis, com 4,2 gigawatts (GW), e prolongar e modernizar as linhas, subestações e sistemas de controlo e proteção, a REN antecipa aumentar a capacidade da rede de transporte em Portugal, permitindo manter “fiabilidade e qualidade do fornecimento de eletricidade“. Parte do projeto, explica a nota, será dedicada a melhorar a resiliência da rede a eventos relacionados com as alterações climáticas, por exemplo, por intermédio do reforço de torres e cabos.

Este empréstimo verde de 450 milhões de euros concedido pelo BEI em Portugal é parte integrante de um Plano REPowerEU mais abrangente para impulsionar o financiamento da energia verde e apoiar a autonomia e a competitividade da UE. A contribuição total do BEI de 30 mil milhões de euros para o REPowerEU deverá mobilizar mais de 115 mil milhões de euros de investimento até 2027 no apoio às tecnologias verdes e à independência energética da Europa face aos combustíveis fósseis, explica o comunicado.

Este é o terceiro empréstimo concedido pelo BEI à empresa liderada por Ricardo Costa, e ascende aos 900 milhões de euros

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BEI concede financiamento de 450 milhões à REN para extensão e reforço da rede

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião