Duas pessoas mortas em ataque com faca no Centro Ismaili

  • Lusa
  • 28 Março 2023

Comunidade muçulmana ismaili desconhece as motivações do homem que hoje de manhã entrou nas suas instalações em Lisboa, armado com um objeto cortante e que matou duas pessoas, deixando outra ferida.

Tudo aconteceu antes das 11 horas: um homem, com uma faca de grandes dimensões, entrou nas instalações do Centro Ismaili, em Lisboa, tendo matado duas pessoas e ferido uma outra. As vítimas mortais são duas mulheres, uma que trabalhava como gestora neste centro e outra que era voluntária.

O autor do duplo assassinato é um cidadão de nacionalidade afegã, com 29 anos, e que tinha sido “recolocado em Portugal ao abrigo do mecanismo de solidariedade de migrantes”, adiantou esta tarde o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

O cidadão “tinha uma vida bastante tranquila”, contando com apoio do Centro Ismaili a nível alimentar e também na aprendizagem da língua portuguesa. Com três filhos menores, o autor do duplo ataque tinha ficado viúvo depois de a mulher ter morrido num campo de acolhimento de refugiados na Grécia.

O autor dos ataques “não tinha qualquer sinalização que justificava cuidados de segurança” e “aparentemente era um cidadão com fácil relação, como na vida da restante comunidade” deste centro, acrescentou José Luís Carneiro em declarações aos jornalistas.

O suspeito dos ataques, depois de ter mostrado resistência às autoridades, foi imobilizado com um tiro no pé por parte da polícia. Este homem foi transferido para o hospital de São José, em Lisboa, onde está a ser operado e sob escolta da polícia.

As reações políticas

Em nota da página da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa, sinalizou que o facto de “estarem a decorrer as investigações para apurar o sucedido” e que “as primeiras indicações apontam para um ato isolado“.

A mesma postura foi adotada pelo primeiro-ministro, António Costa: “é prematuro fazer qualquer interpretação sobre as motivações deste ato criminoso. Devemos aguardar pelo resultado das investigações”, referiu o chefe do Governo em publicação na rede social Twitter.

Também o líder do PSD, Luís Montenegro, considerou o ataque como um “crime hediondo que a justiça deve punir exemplarmente”. O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, considerou o crime como um “ato chocante, que merece uma profunda condenação”.

“Condenamos veementemente o duplo assassinato ocorrido hoje no Centro Ismaelita de Lisboa, que desenvolve um trabalho imprescindível no acolhimento a refugiados”, lamentou Catarina Martins. “Neste momento de incerteza, em que não sabemos ainda a motivação deste ataque, mas que ao que tudo indica terá sido um ato isolado, apelamos à tolerância e ao respeito por todos”, comentou a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real.

“De alma e coração com a comunidade ismaelita portuguesa e com o Centro Ismaili de Lisboa, que há décadas desenvolve um trabalho ímpar humanitário, social e filantrópico. Estamos solidários com os nossos amigos, vizinhos e concidadãos para o que for necessário no apoio às vítimas”, afirmou o deputado único do Livre, Rui Tavares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Duas pessoas mortas em ataque com faca no Centro Ismaili

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião