“Há um problema de concorrência que complica o funcionamento do sistema bancário”, diz administradora do BdP

  • ECO
  • 5 Abril 2023

Francisca Guedes de Oliveira reconhece a existência de problemas na banca ao nível da concorrência, como também do sistema bancário de escala. Do lado dos bancos, vê desafios no aumento da legislação.

Recém-chegada à administração do Banco de Portugal, Francisca Guedes de Oliveira reconhece que “há um problema de concorrência que às vezes complica um bocadinho o funcionamento do sistema [bancário]”. Em entrevista ao Público (acesso pago), a economista aponta também um “problema no sistema bancário de escala“, porque “há determinados serviços que, sem escala, são muito complicados de fazer e tem-se visto sistematicamente o que é a fragilidade dos bancos mais pequenos e mais granulares”.

Sobre o número de reclamações dos clientes bancários em 2022, que subiu quase 13% face ao ano anterior, Francisca Guedes de Oliveira considera que mostra “bem a pressão crescente para a supervisão comportamental do Banco de Portugal”. Ainda assim, “muitas das reclamações têm que ver com o agravar das condições das pessoas, mais do que efetivamente as coisas não estarem a correr bem”, nota, apontando dificuldades em “depurar o que são reclamações e pedidos de informação”.

Do lado dos bancos destaca, entre vários constrangimentos, “o proliferar de legislação” e “a sua complexificação”. “O bancário, porque é o que tem o contacto último com o cliente, devia, de facto, ter um conhecimento não só dos normativos como daquilo que é a capacidade de implementação de cada uma das regras, que às vezes é difícil”, sublinha a administradora do Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Há um problema de concorrência que complica o funcionamento do sistema bancário”, diz administradora do BdP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião