Valência aproveita os feriados e põe à prova semana de quatro dias de trabalho

A experiência pretende avaliar os prós e os contras da organização de uma semana de trabalho mais curta.

A cidade espanhola de Valência aproveitou os quatro feriados à segunda-feira entre 10 de abril e 1 de maio para pôr à prova a semana de quatro dias de trabalho. A experiência, que pretende avaliar os prós e os contras de uma semana de trabalho mais curta, começou esta segunda-feira e tem a duração de quatro semanas.

O piloto motivado pela Câmara Municipal da terceira maior cidade espanhola — e que resulta de um acordo entre vários participantes, incluindo organizações sindicais, empresas e outras instituições da sociedade civil –, pretende testar o impacto deste modelo de organização do trabalho e as consequências na produtividade, indústria do lazer, mobilidade, economia e saúde das pessoas, revela o El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Depois de ter sido feriado esta segunda-feira, 10 de abril, volta a ser a 17 de abril (San Vicente Ferrer), 24 de abril (San Vicente Mártir) e 1 de maio (Dia do Trabalhador).

As principais conclusões desta experiência de quatro semanas serão anunciadas a partir de 20 de julho pela Câmara de Municipal de Valência.

A cidade espanhola deu os primeiros passos na redução da semana laboral em junho do ano passado, ao anunciar que iria oferecer cerca de 5.500 euros por colaborador às empresas que implementassem a semana de trabalho de quatro dias e mantivessem os salários. Um apoio que se renova este ano. Na semana passada foi publicada nova convocatória de ajudas para as empresas privadas com sede em Valência. As ajudas financeiras aplicam-se nos casos em que as organizações reduzem, pelo menos, 20% da jornada laboral dos trabalhadores e mantêm-lhes o salário, refere o jornal local Valencia Plaza (acesso livre, conteúdo em espanhol).

O presidente da Câmara de Valência, Joan Ribó, justificou a medida com o desejo de ter uma cidade “amável”, “saudável” e “que cuide as pessoas”. “Queremos que as pessoas trabalhem para viver, e não que vivam para trabalhar”, disse a 24 de março durante o lançamento de uma campanha informativa sobre a semana laboral reduzida. No discurso, salientou ainda que Valência é uma referência a nível europeu no que toca a inovação, e esta é uma experiência “inovadora”.

A comunidade valenciana adianta-se, assim, ao País Basco, no norte de Espanha, que também prepara a implementação da semana de quatro dias laborais, prevista para 2024.

Piloto em Portugal arranca em junho

Em Portugal, 46 empresas, das quais quatro com mais de 1.000 trabalhadores, decidiram avançar para a segunda fase do piloto da semana de quatro dias promovido pelo Governo, cujo arranque está previsto para junho. Um total de 20 mil colaboradores estará abrangido nesta experiência.

O número de empresas que vão participar na segunda fase do piloto representa uma redução face às 99 empresas que inicialmente mostraram interesse no projeto. Avança, assim, para a segunda fase da experiência cerca de metade das organizações, às quais se juntam oito empresas — que já tinham implementado o projeto — como associadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valência aproveita os feriados e põe à prova semana de quatro dias de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião