Governador do banco central da Eslováquia multado por corrupção

  • ECO
  • 14 Abril 2023

Peter Kazimir, governador do Banco Nacional da Eslováquia e membro do conselho de governadores do BCE foi multado em 100 mil euros, por estar envolvido num caso de corrupção.

Peter Kazimir, governador do banco central da Eslováquia e membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), foi multado em 100 mil euros por um tribunal eslovaco, por estar envolvido num caso de corrupção que terá cometido alegadamente quando foi ministro das Finanças, escreve o Cinco Dias (acesso livre, conteúdo em espanhol).

De acordo com o jornal espanhol, a sentença foi proferida no passado dia 3 de abril, mas só esta sexta-feira foi anunciada por um porta-voz do Tribunal Especial Anticorrupção a um jornal eslovaco. Depois de ter sido conhecida a decisão, o primeiro-ministro da Eslováquia pediu a demissão de Peter Kazimir como governador do Banco Nacional da Eslováquia.

Peter Kazimir, que está atualmente em Washington, nos Estados Unidos, a participar nas reuniões de primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, ainda não reagiu a esta sentença, mas no passado rejeitou as acusações.

O caso veio a público em 2021 quando Peter Kazimir já assumia as rédeas do Banco Nacional da Eslováquia. Na altura, vieram a público suspeitas de que quando ocupava o cargo de ministro das Finanças (entre 2012 e 2019) tivesse servido de intermediário de um suborno de 50 mil euros entre um empresário local e o anterior chefe da autoridade tributária eslovaca, segundo o mesmo jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governador do banco central da Eslováquia multado por corrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião