Economia alemã evita recessão e cresce 0,4% este ano, segundo o ministério alemão

  • Lusa
  • 26 Abril 2023

A economia alemã entrou numa fase de recuperação, evitando a recessão que se temia há poucos meses, e vai crescer 0,4% este ano e 1,6% em 2024, segundo o Ministério da Economia alemão.

A economia alemã entrou numa fase de recuperação, evitando a recessão que se temia há poucos meses, e vai crescer 0,4% este ano e 1,6% em 2024, segundo a projeção da primavera do Ministério da Economia alemão.

Assim, o Ministério da Economia alemão reviu em alta em 0,8 pontos a anterior previsão para 2023.

Indicadores económicos como a produção industrial, a carteira de encomendas e o clima empresarial sugerem que foi possível evitar uma recessão nos meses de inverno e que o ritmo da recuperação económica vai acelerar no resto do ano, de acordo com o relatório divulgado esta quarta-feira.

“Verificamos agora que começa a haver uma recuperação gradual, apesar do ambiente ainda difícil. É por isso que estamos a aumentar ligeiramente a nossa previsão de crescimento para o ano em curso e estamos a partir de uma taxa de crescimento de 0,4 %”, disse o ministro das Finanças alemão, Robert Habeck, num comunicado sobre o relatório.

“No difícil inverno de 2022/2023, a Alemanha mostrou do que é capaz e o que é possível quando todos agem em conjunto e de forma consistente“, acrescentou.

De acordo com Habeck, os esforços dos consumidores e das empresas para poupar gás conseguiram evitar uma situação de escassez de abastecimento, enquanto as medidas de estabilização do Governo ajudaram a apoiar os particulares e o setor privado e a moderar os preços da energia.

Tudo isto permitiu que não se perdessem instalações industriais e postos de trabalho na Alemanha, salientou o ministro dos Verdes.

No entanto, embora a inflação tenha ultrapassado o pico depois de ter atingido 6,9% no ano passado, continuará a ser elevada, situando-se em 5,9% em 2023, pelo que a perda de poder de compra continuará a travar o consumo das famílias.

Por conseguinte, as famílias terão de gastar mais 5,5% para cobrir as suas despesas, em comparação com um aumento de 6,9% no ano passado.

Simultaneamente, os salários brutos deverão aumentar 5,6%, o que corresponde a um crescimento do rendimento líquido de 4,8%.

Será no final deste ano que a redução da inflação, que deverá descer para 2,7% até 2024, de acordo com as estimativas do Governo, dará algum impulso à dinâmica de recuperação na Alemanha.

Por outro lado, o investimento na construção será limitado pelo aumento dos custos dos materiais e do financiamento, com uma contração de 4,1%, enquanto o investimento em máquinas e equipamentos aumentará 3,3% ao longo de 2023, graças ao aumento das exportações, que crescerão 1,3%.

A projeção do ministério é uma injeção de otimismo depois de a sua última estimativa, no outono do ano passado, ter previsto uma contração da economia de 0,4% para 2023 devido ao efeito do fim das importações de gás russo na produção industrial e com uma inflação superior a 7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia alemã evita recessão e cresce 0,4% este ano, segundo o ministério alemão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião