6.ª da Advocatus Summit. Edição de maio da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 8 Maio 2023

Na Advocatus de maio pode ler o balanço da sexta edição da Summit Lisboa, uma entrevista à associada da PLMJ, Petra Carreira, e ainda todos os pormenores da sociedade do mês, Schiappa Cabral.

A Advocatus Summit esteve de regresso à capital portuguesa. Este ano o principal evento que liga a advocacia de negócios aos agentes empresariais e da economia decorreu no Centro Cultural de Belém nos dias 12 e 13 de abril. Ao todo foram 15 painéis que contaram com participação e patrocínio das principais sociedades de advogados a operar em Portugal: Abreu Advogados, AFMA, AVM Advogados, CMS Portugal, Cruz Vilaça Advogados, Cuatrecasas, Gama Glória, Miranda & Associados, Morais Leitão, PLMJ, PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados, PRAGMA, Sérvulo & Associados, SRS Legal, TELLES e Vieira de Almeida. E ainda a Moneris.

Em discussão estiveram temas como “O futuro da DAC6: o dever de colaboração dos contribuintes, a reserva da vida privada e o sigilo profissional dos advogados”, “Por mares nunca dantes navegados: a produção de energia eólica offshore”, “Proprietários e Entidade Exploradora – um desafio sustentável?”, “O grande desafio climático da água: um problema de escassez ou de gestão?”, “O crédito não produtivo (NPL) e os desafios ao setor financeiro”, “Portugal: o novo destino para investimentos em I&D, realidade ou ficção?”, “Sociedades multidisciplinares: um caminho sem retorno?”, “Financiamento das empresas portuguesas: qual o Estado da Arte?”, “Licenciamento de renováveis: o que esperar da nova simplificação”, “Human Centric Legaltech: a tecnologia como acelerador da democratização da justiça e da capacitação dos profissionais do setor”, “Laboral: O trabalho digno, da teoria à prática”, “Fundos: o que esperar da abertura dos concursos do PRR?”, “ESG: green ou greenwashing?”, “Imobiliário: como vai reagir o mercado em 2023?”, e “Corporate Governance, mito europeu ou realidade nacional? De Bruxelas à nossa rua”.

Advocatus Summit 2023 - 12ABR23

Logo no primeiro dia do evento, 17 sócios e managing partners dos escritórios patrocinadores e o líder do PSD, Luís Montenegro, foram recebidos pelo publisher do ECO, António Costa, e a diretora Executiva da Advocatus, Filipa Ambrósio de Sousa num almoço que decorreu no CCB. Crise política, as mais recentes polémicas que envolvem o Governo, o regime da transparência fiscal dos advogados e ainda o aumento ou descida de impostos foram alguns dos temas debatidos.

Petra Carreira é a advogada do mês desta edição. A associada coordenadora na área de Resolução de Litígios da PLMJ conta com mais de oito anos de experiência e tem-se especializado em contencioso comercial e societário, contencioso contraordenacional e direito da concorrência. Em entrevista confessa que “será redutor definir hoje a PLMJ como um escritório de cariz nacional”.

Petra Carreira, associada da PLMJ, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

O TTR selecionou como transação do mês de janeiro a aquisição do Grupo Mémora pelo Grupo Catalana Occidente, com um valor da transação de 401.30 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica da Cuatrecasas. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 146.ª edição.

Pedro Schiappa Cabral e Pedro Teles Feio, sócios da Schiappa Cabral & Associados, estiveram à conversa com a Advocatus e fizeram um balanço dos primeiros sete anos do escritório. Revelaram que estão atentos à “realidade dinâmica” do mercado em que se inserem e que estão focados em apostar em áreas e indústrias conexas àquelas onde já prestam serviços, como Direito Agrícola e Direito do Ambiente. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Schiappa Cabral & AssociadosHugo Amaral/ECO

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

6.ª da Advocatus Summit. Edição de maio da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião