Um fundo de alto risco sem risco? Há quem prometa, mas os reguladores desconfiam

  • ECO
  • 18 Abril 2017

A Statim H promete zero de perda de capital para investimentos no fundo Arjun, um fundo de alto risco. Investidores insatisfeitos apoiam as suspeitas levantadas após falhas nas auditorias.

A contradição presente na promessa da Statim Holdings é evidente: zero perdas, portanto zero risco, num fundo de… alto risco. É uma contradição tão grande que está a chamar à atenção do regulador do mercado de capitais norte-americano, a SEC. Está a investigar uma promessa que parece impossível de cumprir depois das muitas queixas já apresentadas pelos investidores.

Na origem da investigação estão as alegações de um secretário de estado, Brian Kemp, que diz ter descoberto “múltiplas irregularidades” dentro da firma e do fundo de cobertura que promete zero perdas, o Arjun, após a gestora ter falhado a submissão de uma auditoria surpresa em 2015. Os investidores detetaram ainda incongruências entre os seus contratos e os investimentos feitos pelo fundo de cobertura, pelo que as queixas anónimas se acumulam e adensam as suspeitas.

Meyer explica que utiliza um sistema próprio para gerir o dinheiro dos seus clientes, mas que a maior parte dos investimentos se destinam a produtos seguros como obrigações do Tesouro americano. O fundo propõe um investimento a dez anos. Os investidores que pretendam cessar o acordo antes do final do prazo comprometem-se a perder 50% do capital. O CEO da Statim Holdings, Joseph A. Meyer, representado pelo advogado Sadow, desvaloriza a investigação, assumindo-a como um procedimento de rotina.

Apesar da tranquilidade manifestada pelo CEO relativamente à investigação, este é acusado pelos investidores de se ter distanciado e agido de “forma hostil” quando solicitado no sentido de cessar o investimento, cedendo apenas quando ameaçado de procedimentos legais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um fundo de alto risco sem risco? Há quem prometa, mas os reguladores desconfiam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião