Galp Energia cai quase 2%. Arrasta PSI-20 para o vermelho

  • Rita Atalaia
  • 18 Abril 2017

O dia pode ter começado bem para a bolsa nacional. Mas a tendência rapidamente inverteu. O PSI-20 acompanha agora as restantes praças europeias, pressionado pela queda de quase 2% da Galp Energia.

A bolsa nacional está a cair. O PSI-20 cedeu os ganhos registados no início da sessão, pressionado pelo setor energético mas também pela banca. Destaque para a queda de quase 2% da Galp Energia, num dia negativo para os preços do petróleo. Mas também para a descida do BCP, com os juros da dívida portuguesa a descerem e a afastarem-se da fasquia dos 4%.

"Os mercados europeus negociavam em baixa, perante as preocupações em torno do atual cenário geopolítico, não só com a intensificação das tensões entre os EUA e a Coreia do Norte, como também com o referendo realizado na Turquia.”

BPI

O índice de referência nacional, o PSI-20, recuava 1,1% para os 4.908,76 pontos. A praça portuguesa acompanha a tendência das principais praças europeias — o Stoxx 600 cede 0,89% — numa altura em que os investidores aguardam pelo resultado das eleições francesas. Por outro lado, os receios geopolíticos continuam a dominar. “Os mercados europeus negociavam em baixa, perante as preocupações em torno do atual cenário geopolítico, não só com a intensificação das tensões entre os EUA e a Coreia do Norte, como também com o referendo realizado na Turquia”, de acordo com os analistas do BPI.

PSI-20 regressa às perdas

Por cá, a energia continua a ser determinante para o desempenho da bolsa. A Galp Energia aumentou a produção de petróleo e as vendas de energia de gás e eletricidade no primeiro trimestre. Mas isto não foi suficiente para animar as ações. Os títulos seguem em queda de 1,75% para 16,59 euros. O mesmo acontece no grupo EDP. A casa-mãe cai 0,44% para 3,14 euros, ao passo que a EDP Renováveis 0,62% para 6,92 euros.

Na banca, o cenário não melhora. O BCP recua 2,14% para os 17,47 cêntimos. Isto num dia de queda para os juros da dívida portuguesa. A Jerónimo Martins, outro dos pesos pesados da bolsa nacional, também está a pressionar. A retalhista cai 0,75%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia cai quase 2%. Arrasta PSI-20 para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião