Preços dos combustíveis voltam a cair em março

Com os preços do gasóleo e gasolina simples em queda, em março, a ERSE dá conta que os hipermercados continuaram a disponibilizar as ofertas mais baratas para abastecer o depósito.

O preço dos combustíveis manteve a trajetória de descida durante o mês de março, em linha com os mercados internacionais, sendo que os hipermercados continuaram a ser o ponto de abastecimento mais barato para os consumidores.

Segundo o relatório divulgado esta quarta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o preço médio médio da gasolina simples 95 diminuiu 0,9% em março, face ao mês anterior, para 1,738 euros por litro, enquanto o preço médio do gasóleo recuou 2,1%, para 1,642 euros por litro, “seguindo a trajetória observada no preço do barril de petróleo” no North-West Europe.

Em ambos os casos, verificaram-se apenas acréscimos nos preços dos combustíveis aditivados. No caso da gasolina 95 aditivada, esta custou aos consumidores, em média, mais 2,5% do que a gasolina simples 95, para 1,767 euros por litro. Já no caso do gasóleo aditivado, este representou um acréscimo de 6,0 cêntimos por litro face ao gasóleo simples para 1,668 euros por litro.

Segundo a ERSE, os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento low cost.

No caso da gasolina, abastecer num hipermercado esteve 1,3 cêntimos por litro mais barato, em março, do que os operadores do segmento low cost e 5,8% inferiores aos dos postos de abastecimento que operam sob a insígnia de uma companhia petrolífera, representando uma diferença de 10,1 cêntimos por litro.

Relativamente ao gasóleo, a oferta nos hipermercados esteve cerca de 9,6 cêntimos por litro abaixo do preço médio nacional, durante o mês de março. O regulador acrescenta que os operadores com ofertas low cost disponibilizaram gasóleo simples a um preço médio de 1,532 euros por litro, o que representa um adicional de 1,2% face ao preço dos hipermercados. As companhias petrolíferas de bandeira reportaram preços médios de 1,630 euro por litro, cerca de 2,2 cêntimos por litro acima do preço médio nacional.

Quanto às regiões, os distritos de Braga, Santarém e Castelo Branco registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos em Portugal continental. Beja, Bragança e Lisboa apresentaram os preços mais altos, informa a ERSE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços dos combustíveis voltam a cair em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião