EDP Renováveis aumenta capacidade do parque da Alta da Coutada para 187 MW

Com a instalação de mais seis turbinas eólicas, o parque da Alta da Coutada passa a ter uma capacidade instalada de 187 MW, potência suficiente para abastecer 130 mil famílias.

O parque eólico de Alta da Coutada da EDP Renováveis aumentou a capacidade instalada para 187 megawatts (MW), passando, desta forma, a ter potência suficiente para fornecer energia limpa a 130 mil casas.

A valorização do projeto da energética acontece depois de terem sido instaladas seis turbinas eólicas que resultaram no aumento de 12% da produção anual do complexo eólico da EDP Renováveis na Serra da Padrela, nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços, no distrito de Vila Real, refere o comunicado divulgado esta terça-feira.

Com esta adição, estima-se que o parque passe a produzir mais de 420 gigawatts/hora (GWh) de energia renovável por ano, “o suficiente para fornecer cerca de 130 mil casas com eletricidade produzida sem emissões de carbono”, lê-se na nota.

As turbinas agora adicionadas têm capacidade de responder às necessidades de 15 mil casas médias. A cada ano, o projeto deverá evitar a emissão de 170 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

O parque, que entrou em operação em 2010, contava com 72 aerogeradores e 165,6 MW de capacidade instalada, sendo já um dos maiores a operar em Portugal. Com o sobreequipamento agora realizado, entram em funcionamento mais seis máquinas com capacidade extra total de 21,6 MW, “dando um contributo adicional à produção renovável naquele local e à transição energética do país”, escreve o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis aumenta capacidade do parque da Alta da Coutada para 187 MW

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião