Marco Neves já não vai para a direção do IAPMEI

“Não se concretizou a passagem para o IAPMEI, por não se ter chegado a acordo sobre as condições de contratação”, confirmou ao ECO o Ministério da Economia. Processo volta a estaca zero.

Afinal, Marco Neves, ex-administrador executivo do Banco Português de Fomento e atual presidente da Lisgarante, já não vai ser o novo vice-presidente do IAPMEI, como tinha sido noticiado pelo ECO.

“Não se concretizou a passagem do mesmo para o IAPMEI, por não se ter chegado a acordo sobre as condições de contratação”, confirmou ao ECO fonte oficial do Ministério da Economia. Esta era a terceira vez que a tutela liderada por António Costa Silva tentava recrutar Marco Neves para o IAPMEI.

O secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, tinha anunciado em fevereiro, à margem de uma feira de calçado em Milão, que o lugar de vice-presidente do IAPMEI ia ser “preenchido nos dias [seguintes]”, prometendo nessa altura para “muito em breve” o anúncio do nome que vai ocupar esse cargo.

O também administrador executivo da Garval foi o nome escolhido para ser o braço-direito de Luís Guerreiro, para um cargo que tinha sido criado em maio do ano passado para “reforçar a capacidade do IAPMEI na implementação do PRR”. Uma tarefa que levou mesmo a uma reorganização interna do instituto, que perdeu a lógica regional.

Mas as condições de contratação levam agora o processo à estaca zero. O ex-adjunto do ministro da Economia que substituiu Francisco Sá na liderança desta agência, que é fundamental para fazer chegar os apoios às empresas, continua assim sem “número dois”. Questionado sobre o tema, o Ministério da Economia diz que “ainda não está decidido” quem irá ocupar o cargo.

Os membros do conselho diretivo do IAPMEI são equiparados, para efeitos remuneratórios, a gestores públicos e “podem exercer, por inerência, sem lugar a qualquer acréscimo remuneratório, funções não executivas de administração nas sociedades participadas pelo IAPMEI, nos termos da lei”, lê-se no decreto-lei que aprovou a orgânica do IAPMEI. De acordo com o relatório e contas mais recente (de 2021), o salário mais elevado pago na agência, é de 6.488,97 euros mensais brutos.

O mesmo documento mostra que Marco Neves, que é quadro do Novobanco, nesse ano ganhou 24.740,01 euros na Lisgarante e 15.491,67 euros na Garval. E uma vez que até agosto desse ano fazia parte do conselho de administração do Banco de Fomento, recebeu também 73.632,63 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marco Neves já não vai para a direção do IAPMEI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião