Multivision aposta na saúde mental com programa Open Mind

Duas dezenas, de um total de mais de 200 trabalhadores, já estão a usufruir do programa que tem como objetivo a promoção do bem-estar da equipa.

Ajudar os colaboradores a conseguir um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, aumentando o seu bem-estar, levou a Multivision a avançar com um programa de promoção da saúde mental, assegurando a consultora de TI o pagamento de sessões de psicoterapia. Vinte colaboradores, de um total de mais de 260, já aderiram ao Open Mind.

“O Open Mind surgiu com o objetivo de proporcionarmos às nossas pessoas um conjunto de ferramentas que lhes permitam ter as melhores condições para lidarem com os assuntos que são importantes para estas, bem como equilibrar a sua vida pessoal e profissional, o que certamente terá impacto positivo na forma como desempenham o seu trabalho diariamente”, justifica João Paulo Batista, HR manager da Multivision, ao ECO Trabalho.

Acreditamos que com uma equipa estável, motivada e com acesso às melhores práticas de saúde mental, conseguiremos também alcançar melhores resultados do ponto de vista da gestão de pessoas e do negócio“, reforça o responsável.

O programa dá “continuidade à estratégia de orientação para as nossas pessoas, reforçando a nossa preocupação com a saúde mental daqueles que connosco colaboram e assumindo um papel ativo a este respeito”, pretendendo ainda a companhia com esta iniciativa “criar vantagens competitivas sustentáveis para a empresa, tendo como fonte o bem-estar dos nossos colaboradores, a melhoria das condições de trabalho e o reforço da produtividade.”

A saúde mental tem forte impacto na produtividade das pessoas, com efeitos nos resultados das empresas, como revela um estudo recente da Ordem dos Psicólogos. Colaboradores que se debatem com este tema de saúde, juntamente com stress e o presentismo, resultam em perdas de mais de 5 mil milhões de euros para as empresas nacionais. O mesmo estudo aponta que investir em saúde mental pode levar a um aumento de 30% na produtividade.

20 pessoas abriram-se ao Open Mind

Desde outubro, data de arranque, 20 pessoas, de um total de 260 colaboradores, já aderiram ao programa. “É um número de participantes muito interessante, face ao nosso heartcount (número de colaboradores). O tema da saúde mental ainda está envolto em estigmas e tabus, pelo que, provavelmente, nem todos se sentem confortáveis em aderir”, comenta João Paulo Batista.

“Algumas pessoas ainda desvalorizam os temas da saúde mental e não entendem os reais benefícios destes programas. Estamos a trabalhar para desmistificar o tema, pelo que acreditamos que a adesão seja crescente, conforme tem vindo a registar-se”, acrescenta.

Algumas pessoas ainda desvalorizam os temas da saúde mental e não entendem os reais benefícios destes programas. Estamos a trabalhar para desmistificar o tema, pelo que acreditamos que a adesão seja crescente.

João Paulo Batista

HR manager da Multivision

O Open Mind é um programa “evolutivo” estando previstas “ações e iniciativas supletivas” mas, por agora, passa pela “aplicação de um questionário individual de avaliação de riscos psicossociais, para identificação de áreas a trabalhar pelo colaborador e mapeamento de medidas a adotar pela Multivision”, descreve o responsável de pessoas. Paralelamente, “cada colaborador tem ao seu dispor sessões de acompanhamento psicoterapêutico, da forma que considerarem mais conveniente e com a frequência que for acordada com o/a psicoterapeuta.”

Com vários meses do programa já a decorrer que impactos têm sido sentidos? “Tratando-se de um programa que produz efeitos a médio prazo, os impactos no bem-estar das nossas pessoas ainda não foram mensurados. Sê-lo-ão quando tiverem decorridos cerca de nove meses de implementação do programa”, adianta, estando a decorrer um questionário de satisfação junto aos colaboradores.

“O investimento realizado depende necessariamente da adesão por parte dos colaboradores e das necessidades individuais daqueles que participarem nas sessões de psicoterapia. A regularidade de acompanhamento difere de pessoas para pessoa. Assim, o investimento não é linear. O mesmo varia mensalmente, sendo que a Multivision não coloca quaisquer limites orçamentais para este efeito“, garante o HR manager quando questionado sobre o investimento que a consultora tem alocado a este programa.

Modelo de trabalho 100% presencial

A consultora de IT defende um modelo de trabalho 100% presencial, contrariando a lógica de trabalho num setor onde o trabalho remoto ou híbrido ganhou uma forte disseminação.

“Potenciar as sinergias decorrentes do trabalho em equipa e cooperação” e, com isso, “capitalizar os benefícios que resultam das dinâmicas de grupo, team building e experiências singulares que proporcionamos aos nossos colaboradores, no escritório” são dois dos motivos que levaram a empresa a esta decisão, explica o HR manager. Mas não só. Com a adoção deste modelo, a Multivision pretende igualmente “fazer emergir a cultura que desejamos”, bem como “moldar os estilos de liderança que preconizamos”.

“A empresa tem vindo a adotar medidas de work-life balance, proporcionando uma experiência diferenciadora no nosso escritório”, garante o responsável quando questionado sobre se o feedback dos colaboradores levou a alguma alteração ao modelo de trabalho.

“As novas instalações (10.º piso) foram desenhadas e estão a ser construídas no sentido de reunir um conjunto de características que proporcionem uma experiência ao colaborador orientada para momentos de relaxamento, diversão e lazer“, exemplifica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multivision aposta na saúde mental com programa Open Mind

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião